n. 20 (2015)

Perspetivas didáticas e metodológicas no Ensino Básico

Revista Saber & Educar, n.º 20, ano 2015

 «Perspetivas didáticas e metodológicas no Ensino Básico»

A reflexão e o conhecimento científico fundamentados em contextos de aprendizagem/ensino e produzidos no âmbito das didáticas disciplinares específicas – incidindo sobre a natureza do saber próprio destas disciplinas, sobre os seus objetivos, métodos e conteúdos, bem como sobre dinâmicas dos seus processos de aprendizagem/ensino ou sobre a sua avaliação, por exemplo –, representam um papel central na (re)construção profissional do docente da Educação Básica, com reflexos evidentes nas aprendizagens dos alunos e, por consequência, na melhoria da qualidade da Escola. Privilegiando uma sólida relação teoria/prática e sustentado em critérios de rigor científico e metodológico que permitem distinguir, tão objetivamente quanto possível, práticas eficazes de outras menos conseguidas, o corpus de conhecimento disponibilizado pelas didáticas específicas apresenta-se como um domínio de conhecimento profissional imprescindível à praxis de um professor crítico, inovador e criativo.

Sumário

Editorial

José Luís Gonçalves
PDF
6-9

Investigadores Convidados

José Manuel Vez
10-23
Isabel Alves, Patrícia Costa, Maria do Carmo Lourenço-Gomes, Celeste Rodrigues
PDF
24-33
Rui Marques Vieira, Celina Tenreiro-Vieira
PDF
34-41
Manuel Vara Pires
PDF
42-51
Cristina Varela, Begoña Paz García
PDF
52-61
Anabela Moura, Teresa Gonçalves
PDF
62-71
Zenita C. Guenther, André de Aguiar Braga, Josiane Carvalho
PDF
72-83

Artigos S&E

Cristina Manuela Sá
PDF
84-95
Maria Helena Martins da Cruz Horta
PDF
96-107
Ágata Pereira, Carolina Gonçalves
PDF
108-117
Cristina Manuela Sá
PDF
118-125
Cláudia Susana Martins, Maria Nazaré Cardoso
PDF
138-159
Ema Mamede, Joana Silva
PDF
160-173
Isabel Cláudia Nogueira, Teresa Fernández Blanco, Dolores Rodríguez Vivero
PDF
174-187
Alfredo Gomes Dias, Maria João Hortas
PDF
188-201
Marisa Correia, Diana Dias
PDF
202-213
Josélia Ribeiro Fonseca
PDF
214-223
Cândida Pereira, Ana Paula Cardoso, João Rocha
PDF
224-233
Alcina Maria da Silva Mota Figueiroa
PDF
234-243
Pedro Ferreira, Preciosa Fernandes
PDF
244-253
Henrique Pereira Ramalho
PDF
254-263
Ana Ferreira
PDF
126-137