Se é verdade que as sociedades contemporâneas já interiorizaram uma visão estratégica da educação como um conjunto estruturado de oportunidades de aprendizagem de cada sujeito quanto ao direito de realização da sua humanidade no interior de comunidades concretas, encarar a educação como praxis antropológica de alcance social pressupõe que o trabalho social seja concebido a partir do desenvolvimento humano, não obstante as incertezas sociais, as pressões das políticas públicas e a heterogeneidade de práticas de intervenção em que este mesmo trabalho social frequentemente se move.
O tema agregador do n.º 19 da Revista Saber & Educar pretende dar destaque à articulação que entretêm entre si “Educação” e “Trabalho Social” nos mais diversos campos disciplinares, científicos e formativos em que esta se pode traduzir, e que podem ir desde educação e formação de adultos à educação social, da pedagogia escolar à social, da intervenção socioeducativa ao desenvolvimento comunitário, entre outros.
Rejeitando, desde logo, as muitas dicotomias epistemológicas, conceptuais, metodológicas, e outras a que esta relação educação-trabalho social se encontra frequentemente amarrada, para alcançar o objetivo a que este número da revista se propõe, importará, por um lado, revisitar os conceitos de educação e de trabalho social e, por outro lado, descobrir nos múltiplos projetos de educação e de trabalho social significativas interseções teórico-práticas que permitirão descobrir e redesenhar novas configurações do humano no espaço comum habitado. Convidam-se os investigadores a apresentarem especialmente pesquisas em projetos e processos de intervenção dos quais se tenham obtido resultados empíricos significativos para o tema agregador.
Sumário
Editorial
José Luís Gonçalves
|
6-9
|
Artigos S&E
Katharina Rauh, Klaus Fröhlich-Gildhoff
|
10-23
|
Sara Högdin, Cecilia Kjellman
|
24-37
|
Tatiana Nunes, Diogo Teixeira, Filipa Coelhoso
|
38-47
|
Ana Maria Vieira
|
48-61
|
Marta Graça, Manuela Gonçalves
|
62-73
|
Sofia R. S. Fernandes, Raquel P. F. Guiné, Ana Paula Cardoso, José Luís Abrantes, Manuela Ferreira
|
74-85
|
Mára Beatriz Pucci de Mattos
|
86-95
|
Carla Hiolanda Ferreira Esteves
|
96-105
|
Clara Medeiros Veiga Ramires Monteiro, Ana Cristina Coll Delgado
|
106-115
|
Marcia Regina Medeiros Veiga, António Manuel Rochette Cordeiro, Sónia Cristina Mairos Ferreira
|
116-127
|
Xosé Manuel Cid, Deibe Simo
|
128-137
|