O trabalho educativo como um processo profético de libertação. A pedagogia de Paulo Freire à luz de desafios fundamentais da sociedade global
Paulo Freire's pedagogy in the light of fundamental challenges of global society

Dirk Oesselmann

Resumo


O trabalho educativo como um processo profético de libertação

A pedagogia de Paulo Freire à luz de desafios fundamentais da sociedade global

Neste artigo, efetua-se uma abordagem ao pensamento do pedagogo Paulo Freire, a partir da perspetiva dos atuais desafios de uma sociedade globalizada. O ponto de partida é a demanda por uma "grande transformação", que leve a uma mudança na autocompreensão dos indivíduos, bem como a um novo tipo de convivência pessoal e estrutural. Na pedagogia da libertação de Freire, os aspetos que anunciam o novo e, assim, sustentam os processos de transformação, são retomados sob este prisma. O autor identifica traços de uma busca pelo que constitui e sustenta fundamentalmente o ser humano, o tema central das religiões e da espiritualidade.

 

__________________

 

Educational work as a prophetic process of liberation

Paulo Freire's pedagogy in the light of fundamental challenges of global society

 

Abstracts

This article reads the educator Paulo Freire from the perspective of the current challenges of a globalised society. The starting point is the demand for a "great transformation" that leads to a changed self-understanding of individuals as well as to a new kind of personal and structural coexistence. In Freire's liberation pedagogy, the aspects that herald the new and thus underpin transformation processes are taken up from this perspective. The author identifies traces of a search for what constitutes and fundamentally sustains human beings - the central topic of religions and spirituality.

 



Palavras-chave


Pedagogia de Paulo Freire

Texto Completo:

PDF HTML

Referências


Becker, U. (1995). Ökumenisches Lernen und eine Pädagogik der Hoffnung. In K. Goßmann, A. Pi-than, P. Schreiner (Ed.), Zukunftsfähiges Lernen? Herausforderungen für Ökumenisches Lernen in Schule und Unterricht. Comenius Institut.

Boff, L. (2001). Casamento entre o céu e a terra. Salamandra.

Boyd, D. (2012). The critical spirituality of Paulo Freire. International Journal of lifelong Education, 31 (6), 759-778.

Chaves, C., Silva, R., Silva, C. & Almeida, E. (2016). Educação e espiritualidade como experiências fundamentais para humanização em Paulo Freire. Revista Ciência em Movimento – Educação e Direitos Humanos, 37-46.

Dullo, E. (2014). Paulo Freire, o testemunho e a pedagogia católica. A ação histórica contra o fata-lismo. Revista Brasileira de Ciências Sociais / RBCS, 29(85), 49-61.

Fischer, H. (2017). Religion ohne Gott? Heute vom Glauben reden. Theologischer Verlag Zürich, Zürich,

Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia. Paz e Terra.

Freire, P. (2005). Pedagogia da Esperanca. Paz e Terra.

Graciani, M. (1996). Momentos que não dá para esquecer. In M. Gadotti (Org.), Paulo Freire: uma biobliografia. Cortez Editora/Instituto Paulo Freire/UNESCO.

Herms, E. (1990). Ist Religion noch gefragt?. In Erfahrbare Kirche, (25-48). Tübingen.

Maslow, A. (2010). Jeder Mensch ist ein Mystiker. Köln Kassel.

Rosa, H. (2016). Resonanz. Eine Soziologie der Weltbeziehung. Suhrkamp,

Vasconcelos, E.M. (2009). Espiritualidade na Educação Popular em Saúde. Cad. Cedes, 29(79), 323-334.

Schneidewind, U. (2018). Die Große Transformation. Fisher.

Wissenschaftlicher Beirat der Bundesregierung Globale Umweltveränderungen (WBGU). (2011). Welt im Wandel. Gesellschaftsvertrag für eine Große Transformation. p.2 https://www.fgw-nrw.de/fileadmin/user_upload/DM-Welt_im_Wandel.pdf




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol2.475

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo