Um Olhar sobre Paulo Freire
A Look at Paulo Freire
Resumo
Paulo Freire é um referente incontornável no campo da educação nos deixou um legado de princípios e ensinamentos inspiradores de práticas educativas transformadoras e emancipatórias para educadores, crianças e jovens. Assim, o presente artigo apresenta uma reflexão, inspirada em duas obras Freirianas (Pedagogia da Autonomia e Pedagogia do Oprimido) que nos confrontam com um manancial de estratégias e princípios que perspetivam uma educação libertadora, um educador problematizador, de forma a permitir e “ajudar o aluno a tornar-se arquiteto da sua própria prática cognoscitiva” (Freire, 1997, p.140). Releva-se ainda a importância e a necessidade, tão premente como atual nas sociedades contemporâneas, de práticas e experiências educativas ancoradas da dialogicidade, que sejam promotoras do desenvolvimento do sentido crítico, da autonomia e capacitação de todos os atores sociais envolvidos.
Paulo Freire is an undisputed reference in the field of education, leaving us a legacy of inspiring principles and teachings of transformative and emancipatory educational practices for educators, children, and young people. Hence, this article presents a reflection, inspired by two Freirian works (Pedagogy of Autonomy and Pedagogy of the Oppressed) that confront us with a source of strategies and principles that envision a liberating education, a problematizing educator, in order to allow and "help the student to become the architect of his own cognitive practice” (Freire, 1997, p.140). It also highlights the importance and need of educational practices and experiences anchored in a dialogue culture for the modern society, which promote the development of critical thinking, autonomy and empowerment of all social actors involved.
Keywords: Banking education; problematizing education; dialogic relationship
Palavras-chave
Referências
Freire, Paulo. (1975). Pedagogia do oprimido. Porto: Afrontamento.
Freire, Paulo. (1997). Pedagogia da autonomia. S. Paulo: Editora Paz e Terra.
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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol2.466
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