nota

image


S A B E R & E D U C A R 3 0 / 2 0 2 1 : O P R E S E N T E D O F U T U R O D A I N F Â N C I A

NOTA INTRODUTÓRIA

Paula Pequito Ana Pinheiro Brigite Silva Daniela Gonçalves Irene Cortesão Ivone Neves

Paula Medeiros

1

ESE de Paula Frassinetti (ESEPF)


image

NOTA INTRODUTÓRIA

PT

A história da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti é acompanhada pela constante preocupação com o desenvolvimento e educação das crianças. É num contexto pautado pela permanente necessidade de questionamento que surgiu a“Semana da Infância” (maio 2021), evento que representou um espaço de encontros e debates entre profissionais de diferentes países versando as dimensões das questões que se colocam hoje à Educação de Infância. A organização do número 30 da revista Saber & Educar surge na sequência destas dinâmicas e enquadrou- se como mais uma iniciativa da equipa do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI).


As recentes reflexões sobre a criança espelham a nossa visão sobre as necessidades contemporâneas da nfância. Se antes o tempo da criança era assegurado pela separação natural entre o mundo da criança e o mundo do adulto, hoje, a intervenção educativa parece criar uma constante pressão numa aprendizagem vocacionada para a eficácia e menos para a vivência nos processos. A criança, por natureza, precisa de viver processos e a oportunidade de se deparar com contextos desafiadores permite que, sozinha ou com os seus pares, reflita, identifique e resolva problemas e partilhe descobertas. São estas as crianças investigadoras que queremos apoiar no seu desenvolvimento. Não é, por isso, aleatório o facto deste número da revista Saber & Educar dar abertura à participação quer a equipas de investigação quer a quem está no terreno e diariamente faz intervenção educativa.


Porque acreditamos que o futuro da Infância se constrói com a interação entre parceiros, os artigos deste número apresentam investigações, reflexões teóricas e práticas envolvendo vários olhares sobre a infância. Inclui autores de Portugal, Brasil e Grécia, de equipas de investigação e de estudantes. As temáticas presentes envolvem questões como o desenvolvimento profissional dos Educadores de Infância, a intervenção educativa, a inovação pedagógica, as narrativas das crianças sobre a pandemia, a alimentação na primeira infância, as preocupações sobre a relação da tecnologia com a infância, o espaço e os ambientes de aprendizagem nos Jardins de Infância e a necessidade da diferenciação pedagógica.


Desejamos que este conjunto de artigos possa constituir um desafio à descoberta do que cada um de nós pode fazer em prol de uma Melhor Infância.


image


2

INTRODUCTORY NOTE

ENG

The history of Higher School of Education of Paula Frassinetti walks alongside with a constant concern about children’s development and education. It is in a context identified by a permanent need for questioning that the “Childhood Week” (May 2021) emerged. This event was an opportunity for meetings and debates among professionals from different countries, dealing with issues that are raised today in Childhood Education. Organizing this 30th issue of Saber & Educar Journal follows on as another initiative of the Observatory for the Future of Childhood Education (OFEI) team.


Recent perspectives on children reflect our view on contemporary childhood needs. Before, the child’s time was ensured by the natural separation between the child’s world and the adult’s world. Today, educational intervention seems to create a constant pressure on learning geared towards efficiency and less towards a lived and fulfilled experience. Children, by nature, need to experience processes and to have the opportunity to face challenging contexts. It allows them, alone or with their peers, to reflect, identify and solve problems and share discoveries. These are the children as researchers we want to support in their development. Therefore, it is not random the fact that this issue of Saber & Educar Journal opens a call to the participation of both research teams and those who daily intervene in Early Childhood Education contexts.


NOTA INTR ODUTÓRIA

Because we believe that the future of Childhood is built based on the interaction between partners, this issue present research, theoretical and practical reflections involving different perspectives on childhood. It includes authors from Portugal, Brazil and Greece, research teams and students. It includes subjects such as the professional development of Early Childhood teachers, educational intervention, pedagogical innovation, children’s narratives about the pandemic, early childhood nutrition, concerns about technology and childhood, space and learning environments in kindergartens and the need for pedagogical differentiation.


We hope that this set of papers may be a challenge to discover what each one of us can do towards a Better Childhood.


image

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo