Refletir, planificar e avaliar: o espaço
Reflect, plan and evaluate: space
Resumo
O presente artigo, desenvolvido por estudantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, visa evidenciar a importância da planificação e da avaliação do espaço em Educação Pré-Escolar e a sua contribuição para o crescimento pessoal e social das crianças.
Para tal, consideramos pertinente focar em aspetos que devem ser tidos em conta na planificação e avaliação do espaço, interior ou exterior, sendo que relativamente ao espaço exterior iremos salientar a Mud Kitchen, referindo os benefícios e as potencialidades da mesma, uma vez que este espaço foi observado, pelas autoras, em contexto de prática de ensino supervisionada em Educação Pré-Escolar.
PALAVRAS-CHAVE: Pré-Escolar; Educador; Espaço; Planificação; Avaliação.
Abstract
This article, developed by students of the masters course Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º. Ciclo do Ensino Básico, from the higher education school Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, aims to highlight the importance of planning and evaluating space in Pre-School Education and its contribution to the personal and social growth of children.
To do this, we consider relevant to focus on the aspects that should be taken into account in the planning and evaluation of space in a Pre-School setting, both indoors and outdoors, being that regarding the outdoor space we will highlight the Mud Kitchen, referring to its benefits and potential, as this space was observed, by the authors, in their supervised teaching practice in Pre-School Education.
KEYWORDS: Pre-School; Pre-School Teacher; Space; Planning; Evaluation.
Palavras-chave
Referências
Arendt, H. (2000). A crise na educação. Entre o passado e o futuro, 5, 221-247.
Bento, G., & Dias, G. (2017). Cozinha de lama – ingredientes essenciais e contributos para o desenvolvimento e aprendizagem. In Olhares sobre a Educação: em torno da formação de professores (pp. 182-191). Viseu: Escola Superior de Educação de Viseu
Filgueiras, M. S. C. (2010). O espaço e o seu impacto educativo: quais as principais características da gestão e organização do espaço sala em educação infantil. Lisboa: Universidade Aberta https://core.ac.uk/download/pdf/303040036.pdf
Hohmann, M., Banet, B., & Weikart, D. P. (1984). A Criança em acção. Lisboal: Fundação Calouste Gulbenkian
Hohmann, M. e Weikart, D. (2007). Educar a Criança. (4ª ed.). Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian.
Morgado, M. (2015). Os recursos materiais das áreas de atividade: a sua importância nas escolhas das crianças. Lisboa: Escola Superior de Educação - Instituto Politécnico de Lisboa. https://repositorio.ipl.pt/bitstream/10400.21/5671/1/Os%20recursos%20materiais%20das%20%c3%a1reas%20de%20atividade.pdf
Oliveira-Formosinho, J. (1998). A contextualização do modelo curricular High-Scope no âmbito do Projeto Infância. In Oliveira-Formosinho (org.). Modelos Curriculares para a Educação de Infância. Porto: Porto Editora
Silva, I., Marques, L., Mata, L. & Rosa, M. (2016). Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. Lisboa: Ministério da Educação
White, J. (2014). Orientações para fazer uma cozinha de lama. Cadernos de Educação Infância, 6-27.
Zabalza, M. A. (1992). Didáctica da Educação Infantil. Porto: Edições Asa.
Zabalza, M. A. (1998). Didáctica da Educação Infantil. Porto: Edições ASA.
Legislação
Decreto-lei nº 241/01 de 30 de agosto. Diário da República nº 201/01 - I Série A. Ministério da Educação
DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol30.429
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0| MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSM| Index Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEI| Open Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals Directory| SUDOC (França)| OAIster |RCAAP | OpenAire| Mir@bel| Sherpa Romeo