Inovação pedagógica nos centros educativos das Irmãs Doroteias: a participação das crianças
Pedagogical innovation in the educational centers of the Sisters Doroteias: the participation of children

Pedro Jesus, Irene Cortesão

Resumo


Os centros educativos das Irmãs Doroteias em Portugal têm vindo a empreender nos últimos anos um processo de inovação educacional. Perseguindo um perfil de alunos(as) e um perfil de educadores(as) de marca identitária, o caminho percorrido em rede tem privilegiado a inovação ao nível do planeamento da ação e a inovação pedagógica em três domínios, a educação da interioridade, a gestão curricular e a participação das crianças. Este texto centra-se no âmbito da participação das crianças, procura refletir sobre o modo como se estrutura o trabalho pedagógico e a formação em ação numa dinâmica de oficina de inovação pedagógica, identificar temáticas comuns à inovação pedagógica que tem sido protagonizada pelos atores sociais em cada centro educativo, e perspetivar os próximos passos a dar.

Abstract

In recent years, the Portuguese schools of Sisters Doroteias have been undertaking a process of educational innovation. Pursuing a profile of students and a profile of educators with an identity mark, the path taken by the schools’ network has privileged innovation at the level of action planning and pedagogical innovation in three domains, education of interiority, curriculum management and children's participation. This text focuses on the scope of children's participation, seeks to reflect upon the ways that pedagogical work and training in action are structured in a pedagogical innovation workshop perspective, to identify common themes to pedagogical innovation that has been carried out by social actors in each educational center, and envision the next steps to be taken.

Keywords: Pedagogical innovation; Schools network; Children’s participation.


Palavras-chave


Inovação pedagógica; Rede de escolas; Participação das crianças

Texto Completo:

PDF HTML

Referências


Amorim, J. P., e Azevedo, J. (2017). As lições dos alunos: o futuro da educação antecipado por vozes de crianças e jovens. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 17, 61-97.

Azevedo, J. (2018). O que é uma oficina de inovação pedagógica?. Caderno das Oficinas de Inovação Pedagógica. 1º Encontro das Oficinas de Inovação Pedagógica do projeto Bússola 21. Fátima (não publicado).

Carbonell Sebarroja, J. (2008). Una educación para mañana. Barcelona: Ediciones Octaedro.

Castro Zubizarreta, A., e Manzanares Ceballos, N. M. (2016). The little ones take the word: The pre-school that they would like. Revista Complutense De Educación, 27(3), 923-941.

Doroteias da Província Portuguesa (2017). Para uma renovada missão dos nossos Centros Educativos. Porto (não publicado).

Fielding, M. (2012). Beyond Student Voice: Patterns of Partnership and the Demands of Deep Democracy. Revista de Educación, 359, 45-65.

Fullan, M. (2016). The New Meaning of Educational Change (5th edition). New York: Routledge.

Hart, R. A. (1992). Children's participation: From tokenism to citizenship. UNICEF: Florence.

Jesus, P., e Azevedo, J. (2021). Inovação educacional. O que é? Porquê? Onde? Como?. Revista Portuguesa de Investigação Educacional, 20, 21- 55.

Lodge, C. (2005). From hearing voices to engaging in dialogue: problematising student participation in school improvement. Journal of Educational Change, 6, 125-146.

MacGilchrist, B., Myers, K., e Reed, J. (2004). The intelligent school. London: Paul Chapman.

Menezes, I. (2003). Paticipation experiences and civic concepts, attitudes and engagements: implication for citizenship education projects. European Educational Research Journal, 2, 3, 430-445.

Nogueira, M. C. (1967). História da Província Portuguesa das Irmãs de Santa Doroteia (1866-1910). Linhó: Província Portuguesa das Irmãs de Santa Doroteia.

Nóvoa, A. (2020). La notion de réforme en éducation est-elle encore pertinente aujourd’hui?. Revue internationale d’éducation de Sèvres, 83, 23-31.

Perrenoud, P. (1992). Différenciation de l’enseignement: résistances, deuils et paradoxes. Cahiers Pédagogiques, 306, 49-55.

Perrenoud, P. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora.Robinson, K. (2015). Escuelas creativas. Barcelona: Grijalbo.

Santos Guerra, M. (2018). Innovar o morir. In C. Palmeirão e J. M. Alves (Coords.), Escola e Mudança: Construindo autonomias, flexibilidade e novas gramáticas da escolarização – Os desafios essenciais (pp. 20-43). Porto: Universidade Católica Portuguesa.

Schafer, R. M. (2011). O ouvido pensante. Trad.: Marisa Trench Fonterrada, Magda R. Gomes da Silva e Maria Lúcia Pascoal. São Paulo: UNESP.

Shier, H. (2001). Pathways to Participation: Openings, Opportunities and Obligations. Children & Society, 15, 107-117.

Susinos Rada, T., e Ceballos López, N (2012). Voz del alumnado y presencia participativa en la vida escolar. Apuntes para uma cartografia de la voz del alumnado en la mejora educativa. Revista de Educación, 359, 24-44.

Thurler, M. G. (2001). Inovar no interior da escola. Porto Alegre: Artmed Editora.

Trevisan, G., (2018). Caderno da Oficina Participação das Crianças. Caderno das Oficinas de Inovação Pedagógica. 2º Encontro das Oficinas de Inovação Pedagógica do projeto Bússola 21. Fátima (não publicado).

Tomás, C., e Gama, A. (2011). Cultura de (não) participação das crianças em contexto escolar. Educação, Territórios e (Des)Igualdades: II Encontro de Sociologia da Educação. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol30.418

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo