“Eles têm mais de um milhão espalhados pelo mundo”: narrativas de crianças na e sobre a pandemia
“They have more than a million around the world”: narratives from children in and about the pandemic

Paulo Sergio Fochi, Jéssica Deisiane Scherer, Marjori Andressa Berres Dieter, Alciléa de Souza Fazzi, Mariley Ferreira Gomes

Resumo


A pandemia causada pelo coronavírus ficará marcada na história. As medidas de saúde para conter seu avanço, orientadas pela OMS, foram drásticas, o que acarretou uma mudança nas relações entre as pessoas. Neste trabalho, objetivamos ouvir as narrativas das crianças de diferentes regiões do Brasil a respeito de suas experiências na e sobre a pandemia da Covid-19. Apoiados pelas contribuições dos estudos de Oliveira-Formosinho e Araújo (2008a); Oliveira-Formosinho e Araújo (2008b); Oliveira-Formosinho e Lino (2008) e Cruz (2008) a respeito da escuta das crianças, foi realizada entrevista com 17 crianças de 4 a 8 anos. A partir deste estudo, compreendemos que as crianças, além de perceberem a situacionalidade em que nos encontramos, apontam perspectivas a respeito de um possível tempo pós pandemia.

The pandemic caused by the coronavirus will go down in history. Health measures to contain its progress, guided by the OMS, were drastic, which brought about a change in the relationships between people. In this article, we aim to hear the narratives of children from different regions of Brazil about their experiences in and about the Covid-19 pandemic. Supported by the contributions of the studies by Oliveira-Formosinho & Araújo (2008a); Oliveira-Formosinho & Araújo (2008b); Oliveira-Formosinho & Lino (2008) and Cruz (2008) about listening to children, an interview was carried out with 17 children from 4 to 8 years old. From this study, we understand that children, in addition to understanding the situation in which we find ourselves, point out perspectives regarding a possible post-pandemic time.

 

Keywords: Pandemic; Covid-19; Interview with children; Children's perspectives


Palavras-chave


Pandemia; Covid-19; Entrevista com crianças; Perspectivas das crianças.

Texto Completo:

PDF HTML

Referências


Campos, M., Almeida, A., Barreto, A., Dumont, E., Vieira, L. F., Baptista, M., Fochi, P., Coelho, R., Cruz, S. & Valverde, S. (2020). Para um retorno à escola e à creche que respeite os direitos fundamentais de crianças, famílias e educadores. Brasil, 10. https://www.anped.org.br/sites/default/files/images/para_um_retorno_a_escola_e_a_creche-2.pdf

Casellato, G. (org.). (2015). O resgate da empatia: suporte psicológico ao luto não reconhecido. São Paulo: Summus.

Cruz, S. (2008). A qualidade da educação infantil, na perspectiva das crianças. In. Oliveira-Formosinho, J. (Org.). A escola vista pelas crianças. Porto: Porto Editora, 75 - 94.

Dewey, J. (2002). A escola e a sociedade e a criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’água.

EECERA - European Early Childhood Education Research Association. (2014). Ethical Code for Early Childhood Researchers. Consultado em 14/7/21, disponível em: http://www.eecera.org/wp-content/uploads/2016/07/EECERA-Ethical-Code.pdf

Folino, C., Alvaro, M. Massarani, L. & Chagas, C. (2021). A percepção de crianças cariocas sobre a pandemia de COVID-19, SARS-CoV-2 e os vírus em geral. Cadernos de Saúde Pública, 37(4) 1-13. http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00304320

Freitas, B., Costa, A., Diogo, P. & Gaiva, M. (2021). O trabalho emocional em enfermagem pediátrica face às repercussões da COVID-19 na infância e adolescência. Revista Gaúcha de Enfermagem, 42. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200217

Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. (2021). Primeiríssima Infância – Interações na Pandemia: Comportamentos de pais e cuidadores de crianças de 0 a 3 anos em tempos de Covid-19. Consultado em 13/07/21, disponível em: https://www.fmcsv.org.br/biblioteca/primeirissima-infancia-interacoes-pandemia-comportamentos-cuidadores-criancas-0-3-anos-covid-19/

James, A. (2019). Dando voz às vozes das crianças: práticas e problemas, armadilhas e potenciais. Zero-a-Seis, 21(40), 219-248. https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2019v21n40p219

Jiao, W. Y., Wang, L., Liu, J., Fang, S., Jiao, F., Pettoello-Mantovani, M. & Somekh, E. (2020). Behavioral and Emotional Disorders in Children during the COVID-19 Epidemic. J. Pediatr. 264-266. https://doi.org/10.1016/j.jpeds.2020.03.013

Laguna, T., Hermanns, T., Silva, A., Rodrigues, L. & Abaid, J. (2021). Educação remota: desafios de pais ensinantes na pandemia. Rev. Bras. Saúde Matern. Infant., 21, 403-412. https://www.scielo.br/j/rbsmi/a/PGF37qhRQP9HYFH5TSv89zR/?format=pdf〈=pt

Lopes, E., Park, M. (2007). Representação Social de crianças acerca do velho e do envelhecimento, Estudos de Psicologia, 12(2),141-148. https://www.scielo.br/j/epsic/a/7PjmrmCkjV8grVf59wZDpjd/abstract/?lang=pt

Malaguzzi, L. (2001). La educación infantil en Reggio Emilia. Barcelona: Octaedro.

Manitto, A., Chiesa, A., Abuchaim, B., Kirschbaum, C., Santos, D., Mello, D., Louzada, F.,… Serebrinic, V. (2020). Edição Especial: Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil. Consultado em 11/7/ 2021, disponível em: https://ncpi.org.br/wp-content/uploads/2020/05/Working-Paper-Repercussoes-da-pandemia-no-desenvolvimento-infantil-3.pdf

Muratori, P. & Ciacchini, R. (2020). Children and the COVID-19 transition: Psychological reflections and suggestions on adapting to the emergency. Clinical Neuropsychiatry, 17(2),131-134. https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/en/covidwho-380324

Oliveira-Formosinho, J. & Araújo, S. (2008a). Escutar as vozes das crianças como meio de (re)construção de conhecimento acerca da infância: algumas implicações metodológicas. In Oliveira-Formosinho, J. (Org.), A escola vista pelas crianças (pp.11 – 30). Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J. & Araújo, S. (2008b). A construção social da moralidade: a voz das crianças. In. Oliveira-Formosinho, J. (Org.), A escola vista pelas crianças (pp. 31 – 54). Porto: Porto Editora.

Oliveira-Formosinho, J.& Lino, D. (2008). Os papéis das educadoras: as perspectivas das crianças. In. Oliveira-Formosinho, J. (Org.), A escola vista pelas crianças (pp. 55 - 74). Porto: Porto Editora.

OPAS - Organização Pan-Americana da Saúde. (2020). Uso de máscara no contexto da COVID-19. Consultado em 14/7/21, disponível em: https://www.paho.org/pt/materiais-comunicacao-sobre-covid-19#atividade.

Paludo, E. (2020). Os desafios da docência em tempos de pandemia. Em Tese, 17(2),44-53. https://periodicos.ufsc.br/index.php/emtese/article/view/1806-5023.2020v17n2p44

Presa, J., Ville, A., Staszczak, L. (2020). Quem está olhando pela saúde mental das crianças brasileiras durante a pandemia? Revista Residência Pediátrica, Consultado em 14/07/21, disponível em: https://doi.org/10.25060/residpediatr.

Rondini, C. A., Pedro, K. M. & Duarte, C. (2020). Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Educação, 10(1), 41 - 57. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p41-57

Sá, C., Pombo, A. Luz, C., Rodrigues, L. & Cordovil, R. (2021). Distanciamento Social Covid-19 no Brasil: Efeitos sobre a rotina de atividade física de famílias com crianças. Rev. Paul. Pediatr. 39, 1-8. https://doi.org/10.1590/1984-0462/2021/39/2020159

SBP - Sociedade Brasileira de Pediatria. (2019). Manual de orientação #menos telas #mais saúde. Consultado em 14/7/21, disponível em https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/_22246c-ManOrient_-__MenosTelas__MaisSaude.pdf

UNICEF. (2021). Cenário da exclusão escolar no Brasil: Um alerta sobre os impactos da pandemia da COVID-19 na Educação. São Paulo: CENPEC/UNICEF. Consultado em: 14/7/21, disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf

Vygostsky, L. (1998). O desenvolvimento psicológico na infância. Rio de Janeiro: Martins Fontes.

Wang, G., Zhang, Y, Zhao, J. & Jiang, F. (2020). Mitigate the effects of home confinement on children during the COVID-19 outbreak. The Lancet, 395 (10228), 945-947. https://doi.org/10.1016/S0140-6736(20)30547-X

WHO - World Health Organization. (2020). Advice on the use of masks in the context of COVID-19. Geneva. Consultado em 15/7/21, disponível em https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public/when-and-how-to-use-masks




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol30.413

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo