Problematização e conceptualização em ciências e nas aprendizagens científicas
Resumo
A problematização está na moda: ela é invocada um pouco por todo o lado. Mas designará sempre o mesmo processo? Este artigo tenta explicitar, com base em Bachelard, Canguilhem e Popper, o que é a problematização científica, ao estudar as relações entre problematização e conceptualização em ciências e nas aprendizagens científicas. Para isso, descreve algumas etapas de investigações conduzidas desde há vários anos sobre estas questões no seio do CREN (Universidade de Nantes).
Palavras-chave
Problematização
Texto Completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol16.20
Article Metrics
Metrics Loading ...
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0| MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSM| Index Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEI| Open Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals Directory| SUDOC (França)| OAIster |RCAAP | OpenAire| Mir@bel| Sherpa Romeo