A Criança Hiperativa: o olhar da inclusão

Reginete Cavalcanti, Murilo Duarte Costa Lima

Resumo


A Hiperatividade, também conhecida como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é
uma condição de maior prevalência em crianças de idade escolar. Seus sintomas de desatenção,
hiperatividade e impulsividade podem levar a um baixo desempenho acadêmico. No Brasil, as pesquisas
apontam que 4 a 6% das crianças em idade escolar possam ter hiperatividade. Pelo fato de ser ainda um
tema pouco difundido tem sido uma das grandes dificuldades enfrentadas pelas escolas inclusivas. Neste
sentido, tem sido um desafio para a escola aprender a lidar com estas crianças, conhecer suas limitações e
respeitá-las. Este artigo visa uma discussão a respeito da criança hiperativa e a sua inclusão no lócus
pedagógico.


Palavras-chave


Hiperatividade; Inclusão escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol14.146

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