“Surprised!” Telling the pictures. Can the illustrations in picture books promote language acquisition?
Resumo
Este artigo procura apresentar os resultados da re-análise dos dados recolhidos em dois projectos de investigaçãoacção
sobre a utilização de álbuns em língua inglesa nas aulas de Inglês da Educação Pré-Escolar em Portugal.
Dois álbums forum usados, demonstrando diferentes interacções entre texto e imagem, ‘paralela’ e ‘interdependente’
. Transcrições de gravações de horas do conto com estes livros foram categorizadas de acordo com as
falas em Inglês a que o texto ou imagem deram origem. Os resultados indicam que a linguagem que as crianças
aprendem de facto, com os livros ‘inter-dependentes’ (onde a história escrita é diferente da história ilustrada) é
mais rica e as próprias crianças tomam um papel mais activo na criação de um significado. As implicações destes
resultados são discutidas.
The following article presents the findings of a re-analysis of data from two action research projects investigating
the use of English picture books in Pre-school English classes in Portugal. Two picture books were used, each
representing parallel and interdependent storytelling models. Audio tapescripts of the picture book read alouds
were categorised according to the utterances prompted by the verbal and visual texts. Results show that foreign
language acquisition is extended when both the verbal and visual texts of a picture book are used for language
input and that children are more actively involved in meaning making. Implications are discussed.
Palavras-chave
Texto Completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol14.143
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0| MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSM| Index Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEI| Open Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals Directory| SUDOC (França)| OAIster |RCAAP | OpenAire| Mir@bel| Sherpa Romeo