Práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros anos de escolaridade: reflexões a partir da sala de aula

Susana Sá, Ana Isabel Andrade

Resumo


Integrar a diversidade e o pluralismo na educação nunca foi uma realidade tão premente como nos dias
actuais em que os fluxos migratórios e o fenómeno da globalização exigem a convivência entre formas de
ser e estar muito diferentes. Sobre a educação recai a responsabilidade de acolher toda esta diversidade e
de preparar os alunos para viver com o Outro de forma harmoniosa e salutar.
Neste quadro, apresentamos alguns projectos de investigação-acção realizados com alunos do 1º Ciclo do
Ensino Básico sobre a diversidade linguística e cultural, tecendo algumas considerações sobre as
potencialidades desta abordagem nos primeiros anos de escolaridade, essencialmente no que diz respieto
às temáticas a trabalhar no currículo.


Palavras-chave


Diversidade linguística e cultural, Educação para o desenvolvimento sustentável

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol14.140

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo