O Ensino Precoce de Língua Estrangeira e a Literatura para a Infância: diálogo de encantamento
Resumo
O texto literário para crianças tem sido objecto de muitas discussões que extrapolam a sala de aula e se
inserem em múltiplos contextos de valorização da criança, da leitura e da arte. Assim, a nossa intenção é
abordar a Literatura para a Infância e o seu carácter de ambiguidade, mas sobretudo apontar janelas de
onde se possa dialogar a partir de uma reflexão acerca da complexidade com a qual são tecidas as relações
entre a Literatura, a Infância e a Escola. Tal diálogo assume uma abrangência de natureza desconcertante,
visto que na maioria das vezes o discurso pedagógico não favorece uma atitude de proximidade entre a
criação estética e a criança leitora. Parece-nos que a presença do texto literário na escola é uma
necessidade como também é uma necessidade da criança, o contacto com a reinvenção do mundo através
da palavra oferecida quer seja nos contos, quer seja na poesia. Importa salientar que o diálogo entre a
literatura e a escola pode favorecer o ensino precoce de língua estrangeira, mas não pode perder de vista
que a primeira relação entre a criança e o texto literário deve ser construída com compromisso e paixão.
Palavras-chave
Texto Completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol14.126
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