De hello ao hallo – uma abordagem intercultural e plurilingual no ensino precoce de línguas estrangeiras
Resumo
Neste artigo apresentaremos uma breve perspectiva de um projecto de investigação que se centrou na
competência de intercompreensã o, que, por sua vez, se encontra associada às competências de
comunicação intercultural e plurilingual. A nossa intenção foi despertar nos nossos aprendentes a
curiosidade para com outras línguas e culturas para além da portuguesa e inglesa. Escolhemos, assim, o
Alemão e o Neerlandês, por pertencerem, tal como o Inglês, à mesma família linguística e, principalmente,
por apresentarem enquanto línguas bastantes semelhanças. Quisemos sensibilizar os nossos aprendentes
para as línguas germânicas, de forma a terem a oportunidade de alargarem os seus horizontes linguísticos
e culturais. Para tal elaborámos várias estratégias e materiais sempre com o objectivo de os manter
motivados e interessados em conhecer o desconhecido.
Nesta breve reflexão, apresentaremos as competências fulcrais do nosso projecto, isto é, a competência de
intercompreensão, a competência de comunicação intercultural e a competência plurilingues, assim como
também as estratégias e os materiais usados em quatro aulas de sensibilização às três línguas germânicas.
Palavras-chave
Texto Completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol14.122
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0| MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSM| Index Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEI| Open Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals Directory| SUDOC (França)| OAIster |RCAAP | OpenAire| Mir@bel| Sherpa Romeo