Criança, Sujeito de Direitos: A Infância que se ergue: breve fundamentação

Joana Cavalcanti, Daniela Gonçalves, Gabriela Trevisan, José Luís Gonçalves, Maria Cristina Vieira Silva

Resumo


Partindo de uma reflexão sobre os Direitos da Criança, este projecto centra-se no papel da Educação e das
instituições sócio-educativas na promoção, reflexão e defesa dos mesmos, numa perspectiva de formação de
adultos e crianças.
Ao longo do percurso, foram promovidas acções de esclarecimento e sensibilização junto dos agentes educativos,
sobre os aspectos pedagógicos, jurídicos, psicológicos e sociais sobre os quais versa a Convenção dos Direitos da
Criança. Posteriormente, e porque a interpretação das dimensões que compõem este documento depende de
condições que extrapolam a sua divulgação, procurou-se promover a participação activa e consciente de um
conjunto de educadores/professores que se disponibilizaram para colaborar no projecto. É justamente da génese e
fundamentação deste trabalho que aqui damos conta.


Palavras-chave


Direitos da Criança; Educação; Formação de Professores; Participação activa; Convenção dos Direitos da Criança

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol15.99

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