A literatura infanto-juvenil como “suporte” na formação didática de professores de língua materna: uma reflexão teórico-metodológica a partir do texto de Elias José, em Uma escola assim, eu quero pra mim

Maria Lúcia Ribeiro de Oliveira

Resumo


Resumo
O objetivo deste estudo é chamar a atenção dos docentes que trabalham na formação de professores de
língua materna, notadamente nos cursos de pedagogia e letras, para a função didática da literatura infantojuvenil.
Em Uma escola assim, eu quero pra mim, publicada em 1997. Elias José, formado em letras e
pedagogia, aborda problemas e soluções de caráter sociolinguístico que podem ocorrer no contexto da sala
de aula. Ele conta a trajetória escolar de um menino que falava diferente por ser da zona rural e que, graças
a uma professora cheia de criatividade e intuição pedagógica, consegue transformar o inferno em que ele
vivia na escola, inicialmente, com uma professora bastante repressora e cheia de preconceito, num
verdadeiro paraíso em que estudar era algo prazeroso, lúdico e transformador.


Palavras-chave


Literatura Infanto-Juvenil; Sociolinguística

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol15.95

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