A dialogicidade de Paulo Freire como participação democrática na Educação
Paulo Freire's contributions: dialogicity as a preponderant strategy in the teaching and learning process
Resumo
Resumo
Correspondendo às diretrizes aspiradas pela UNESCO (1994, 2009, 2015, 2019), cabe à Educação encontrar, não apenas um caminho reflexivo, acerca da sua contribuição na vida do Homem, como também corresponder às necessidades inerentes ao direito pela Diferença.
Na atualidade, e face às premissas de uma Educação democrática, são exigidas às escolas uma metodologia que se reja pelo compromisso a um “(…) processo que vise responder à diversidade das necessidades e potencialidades de todos e de cada um.” (DL nº.54/2018, p.2919).
A realização deste artigo prioriza evidenciar um dos contributo de Paulo Freire, que, ao exigir uma sociedade mais justa, possa ascender à emancipação educativa. Propomos, desta forma, refletir, sobre a dialogicidade, como estratégia preponderante no processo de ensino e aprendizagem de qualquer individuo.
Corresponding to the guidelines aspired by UNESCO (1994, 2009, 2015, 2019), it is up to Education to find not only a reflective path, about its contribution in the life of Human being, but also to respond to the inherent needs of the right for Difference.
Currently, and in view of the premises of a democratic education, schools are required to have a methodology that is guided by the commitment to a “(…) process that aims to respond to the diversity of needs and potential of each and every one.” (DL nº.54/2018, p.2919).
The realization of this article prioritizes highlighting one of Paulo Freire's contributions, who, by demanding a more just society, where one can ascend to educational emancipation. We therefore propose to reflect on dialogicity as a preponderant strategy in the teaching and learning process of any individual.
Keywords Education; Difference; Dialogicity
Palavras-chave
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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol2.459
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