Perceção dos alunos do sexto ano da Educação Primária em relação às suas atitudes ambientais
Perception of sixth grade students of Primary Education in relation to their environmental attitudes

Manuel Vidal López, Alberto Hermida Varela

Resumo


RESUMO: A presente investigação tem como objetivo conhecer as perceções de 101 alunos do sexto ano da Educação Primária em três centros educativos galegos sobre as suas atitudes ambientais, segundo critérios como: idade, sexo, estudos e profissão dos pais, contexto do centro e a titularidade do mesmo. Para isso, foi utilizada uma escala do Projeto ROSE conhecida como "O medio ambiente e eu", composta por 15 elementos do tipo Likert. Os resultados obtidos indicam diferenças significativas na variável sexo, onde as raparigas mostraram atitudes mais favoráveis ao ambiente do que que os rapazes. Também se notaram diferenças significativas na profissão e nos estudos das mães dos alunos analisados.

PALAVRAS-CHAVE: avaliação de atitudes, educação ambiental, atitudes proambientais, Educação básica (1º ciclo).

ABSTRACT: This research aims to learn about the perceptions of 101 students of the sixth year of Primary Education in three Galician schools about their environmental attitudes according to criteria such as: age, sex, studies and profession of fathers and mothers, environment of the center, as well as the ownership of the school. For this, a scale of the ROSE Project known as “The environment and me” has been used, consisting of 15 Likert items. The results obtained indicate significant differences in the sex variable, where the girls showed to have more proenvironmental attitudes than the boys. Significant differences were also found in the profession and studies of the mothers of the students analyzed.

KEYWORDS: Attitude assessment, environmental education, pro-environmental attitudes, Primary Education


Palavras-chave


Educação ambiental, Ensino básico (1º ciclo)

Texto Completo:

PDF HTML

Referências


Acevedo Díaz, J. A. (2005). Proyecto ROSE: relevancia de la educación científica. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 2(3), 440-447.

Álvarez Suárez, P., e Vega-Marcote, P. (2009). Actitudes ambientales y conductas sostenibles. Implicaciones para la educación ambiental. Revista de Psicodidáctica, 14, 25-38.

Berenguer, J. M., e Corraliza, J. A. (2000). Preocupación ambiental y comportamientos ecológicos. Psicothema, 12(3), 325-329.

Blanco, J. C., e González, J. L. (Eds.). (1992). Libro rojo de los vertebrados de España. Icona.

Decreto 105/2014, do 4 de septiembre, por el que se establece el currículo de la educación primaria en la Comunidad Autónoma de Galicia. DOG N° 171 Martes, 9 de septiembre de 2014.

Esteban Curiel, G. (2000). Actitudes De Los Españoles Ante El Medio Ambiente. Observatorio Medioambiental. ISSN, 1139-1987.

Howe, K. R. (1988). Against the quantitative-qualitative incompatibility thesis or dogmas die hard. Educational Researcher, 17, 10–16.

Isaac-Márquez, R., García, S., Orlando, O., Eastmond-Spencer, A., Arcipreste, A., Esther, M., ... e Manzanero-Acevedo, L. A. (2011). Cultura ambiental en estudiantes de bachillerato: Estudio de caso de la educación ambiental en el nivel medio superior de Campeche. Revista electrónica de investigación educativa, 13(2), 83-99.

Leadley, P. (2010). Biodiversity scenarios: projections of 21st century change in biodiversity, and associated ecosystem services: a technical report for the global biodiversity outlook 3 (No. 50). UNEP/Earthprint.

Moreno, M., Corraliza, J. A., e Ruiz, J. P. (2005). Escala de actitudes ambientales hacia problemas específicos. Psicothema, 17(3), 502-508.

Müller, M. M., Kals, E., y Pansa, R. (2009). Adolescents’ emotional affinity toward nature: A cross-societal study. Journal of Developmental Processes, 4(1), 59-69.

Pérez-Franco, D., de Pro-Bueno, A. J., e Pérez-Manzano, A. (2018). Actitudes ambientales al final de la ESO. Un estudio diagnóstico con alumnos de Secundaria de la Región de Murcia. Revista Eureka sobre Enseñanza y Divulgación de las Ciencias, 15(3), 350101-350117.

Schreiner, C. (2006). Exploring a ROSE garden: Norwegian youth's orientations towards science: seen as signs of late modern identities. Oslo: Unipub.

Schreiner, C., e Sjøberg, S. (2005). Empowered for action? How do young people relate to environmental challenges? En S. Alsop (Ed.), Beyond Cartesian Dualism (pp. 53-68). Springer, Dordrecht.

Sjøberg, S., e Schreiner, C. (2010). The ROSE project: An overview and key findings. Oslo: University of Oslo.

Sokoli, N., e Doka, D. (2004). Environmental education in Albanian elementary and high schools. International Research in Geographical y Environmental Education, 13(1), 67-72.

Solbes, J., e Vilches, A. (2004). Papel de las relaciones entre ciencia, tecnología, sociedad y ambiente en la formación ciudadana. Enseñanza de las Ciencias, 22(3), 337-347.

Srbinovski, M. (2013). Environmental education in Macedonian schools: a comparative analysis of textbooks. Applied Environmental Education & Communication,12(3), 163-172.

Stanišić, J., e Maksić, S. (2014). Environmental education in Serbian primary schools: Challenges and changes in curriculum, pedagogy, and teacher training. The Journal of Environmental Education, 45(2), 118-131.

Tikka, P. M., Kuitunen, M. T., e Tynys, S. M. (2000). Effects of educational background on students' attitudes, activity levels, and knowledge concerning the environment. The journal of environmental education, 31(3), 12-19.

Vázquez, Á., e Manassero, M. A. (2005). Actitudes de los jóvenes en relación con los desafíos medio-ambientales. Infancia y aprendizaje, 28(3), 309-327.

Yilmaz, O., Boone, W. J., e Andersen, H. O. (2004). Views of elementary and middle school Turkish students toward environmental issues. International Journal of Science Education, 26(12), 1527-1546.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol31.453

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo