Literacia Científica Infantil–Estratégias de educação não formal e informal de um Centro de I&D como resposta à necessidade da região do Baixo Alentejo
Children's Scientific Literacy

Rita Martins, Patricia Passinha, Fátima Duarte

Resumo


Children's Scientific Literacy – Non-formal and informal education strategies of an R&D Center as a response to the need of the Baixo Alentejo region

O incremento da literacia científica, a compreensão pública da Ciência, a disseminação dos resultados de investigação e a transferência de tecnologia são partes integrantes da missão do Centro de Biotecnologia Agrícola e Agro-Alimentar do Alentejo (CEBAL), uma instituição de I&D situada num território rural de baixa densidade. Atento às características da região onde se insere, o CEBAL prima pela sua estreita ligação à comunidade e apoio às suas necessidades, onde a formação de crianças e jovens se tem vindo a desenvolver como uma resposta complementar para o território. Este artigo vem expor as principais abordagens desenvolvidas pelo CEBAL no apoio diferenciador e inovador que presta, apresentando estratégias educativas complementares multidisciplinares que exploram a potencialidade do uso de atividades lúdico-científicas, e o seu contributo para o desenvolvimento de competências sociais emocionais (soft skills) bem como para a promoção do sucesso escolar.

Abstract:

Alentejo Biotechnology Center for Agriculture and Agro-Food (CEBAL) is an R&D institution located in a low-density rural territory, that assumes as part of its mission the increase of scientific literacy, the public understanding of science, the dissemination of research results, and technology transfer to the society. Focused on region characteristics, the CEBAL stands out for its close connection to the community and support for its needs, where the topic of education and training of children and young people is being assessed. Thus, this article describes a set of complementary, differentiated, and innovative multidisciplinary educational strategies, developed by CEBAL, exploring the potential of using playful-scientific experiences to support youth learning, as well as their contribution to the development of emotional social skills (soft skills) and to promote school success.

PALAVRAS-CHAVE:Alentejo; Atividades lúdico-científicas; Ciência; Literacia científica infantil; Soft skills, Sucesso escolar;

KEY WORDS: Alentejo; Children's scientific literacy; Playful-scientific experiences; Science; School success; Soft skills.



Palavras-chave


Literacia científica infantil

Texto Completo:

PDF HTML

Referências


Burns, T. W., O’Connor, D. J., & Stocklmayer, S. M. (2003). Science Communication: A Contemporary Definition. Public Understanding of Science, 12(2), 183–202. https://doi.org/10.1177/09636625030122004

Carvalho, G. (2009). Literacia científica: Conceitos e dimensões. In Modelos e práticas em literacia (pp.179‐194) Lidel. http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/9695/1/LIDEL_Literacia%20cientifica.pdf

Direção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Consultado em 7/09/2019, disponível em https://www.dgeec.mec.pt/np4/96/.

Dragoş, V., & Mih, V. (2015). Scientific Literacy in School. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 209, 167-172. https://doi.org/10.1016/j.sbspro.2015.11.273.

Infoescolas - Estatísticas do Ensino Básico e Secundário. Consultado em 7/09/2019, disponível em https://infoescolas.mec.pt/2Ciclo/.

Martins, H. (2017). Insucesso Escolar - Prevenção e Intervenção na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico. Dissertação de Mestrado em Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. http://repositorio.esepf.pt/bitstream/20.500.11796/2504/1/FINAL.pdf

Mendonça, A. (2006). A problemática do insucesso escolar. A escolaridade obrigatória no arquipélago da madeira em finais do século XX (1994-2000). Tese de Doutoramento em Sociologia da Educação, Universidade da Madeira. https://digituma.uma.pt/bitstream/10400.13/194/1/doutoramentoAliceMendon%c3%a7a.pdf

Miguel, R. R., Rijo, D., & Lima, L. N. (2014). Fatores de Risco para o Insucesso Escolar: A Relevância das Variáveis Psicológicas e Comportamentais do Aluno. Revista Portuguesa De Pedagogia, 46(1), 127-143. https://doi.org/10.14195/1647-8614_46-1_7´.

Spínola, H., & Carreira, S. M. (2021). Literacia científica: ensino, aprendizagem e quotidiano. CIE-UMa. http://cie.uma.pt/publications/livro015-literacia.html.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol31.451

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo