Por um currículo que nos una: uma reflexão educativa em tempos de covid 19
For a curriculum that unites us: an educational reflection in times of covid 19

Pedro Duarte

Resumo


Resumo: O presente texto é resultado de uma reflexão, no domínio dos estudos curriculares, impulsionada, pelo menos em parte, pela pandemia que marca o ano de 2020 e as suas consequências sociais e humanas. Deste modo, o trabalho assenta, essencialmente, em dois eixos. Inicialmente, procura-se apresentar o modo como a Covid-19 possibilitou uma consciencialização mais clara e evidente face a algumas das tendências sociais contemporâneas. Depois, partindo dessa discussão, e com uma influência direta da perspetiva de Reboul (2017), que defende «vale a pena ensinar o que une e o que liberta» (p.106), apresenta-se a ideia de ‘um currículo que nos una’. Tal enquadramento teórico, que se assume como incompleto, visa possibilitar uma outra forma de pensar o currículo, assente num comprometimento humano, social e ético.

Palavras-chave: Currículo; Finalidades educativas; Pandemia

Abstract: This text is the result of a reflection, in the field of curriculum studies, driven, at least in part, by the pandemic that marks the year 2020 and its social and human consequences. Thus, the work is essentially based on two axes. Initially, the aim is to present how Covid19 has enabled a clearer and more evident awareness of some of the contemporary social trends. Starting from this discussion, and with a direct influence from the perspective of Reboul (2017) who defends "it is worth teaching what unites and what liberates" (p.106), the idea of 'a curriculum that unites us' is presented. This theoretical framework, which is assumed to be incomplete, aims to make possible another way of thinking the curriculum, based on a human, social and ethical commitment.

Keywords:Curriculum; Educational purposes; Pandemic

Data de receção: 16/11/2020

Decisão Final: 18/01/2021


Palavras-chave


Currículo; Finalidades educativas; Pandemia

Texto Completo:

PDF

Referências


Apple, Michael W. (2019). Ideology and Curriculum (4.ª ed.). New York | London: Routledge Falmer.

Apple, Michael W., & Beane, James A. (1997). La defensa de las escuelas democráticas. Em M. W. Apple, & J. A. Beane (Orgs.), Escuelas democráticas (pp. 13-47). Madrid: Ediciones Morata.

Arendt, Hannah (2007). A Condição Humana (10.ª ed.). (R. Raposo, Trad.). Rio de Janeiro: Forense Universitária.

Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. (10 de Dezembro de 1948). Declaração Universal dos Direitos Humanos. Obtido de https://dre.pt/declaracao-universal-dos-direitos-humanos.

Bauman, Zygmunt (2001). A sociedade individualiza: vidas contadas e histórias vividas. (J. Zahar, Ed., & J. Gradel, Trad.). Rio de Janeiro: Zahar.

Bauman, Zygmunt (2017). Retrotopia. Cambridge: Polity Press.

Biesta, Gert (2013). Knowledge, judgement and the curriculum: on the past, present and future of the idea of the Practical. Journal of Curriculum Studies, 45(5), 684-696. doi:10.1080/00220272.2013.798839

Burns, J. P. (2018). Power, Curriculum, and Embodiment: Re-thinking Curriculum as Counter-Conduct and Counter-Politics. Cham: Palgrave Macmillan.

Carr, Wilfred, & Kemmis, Stephen (1986). Becoming Critical: Education, Knowledge and Action Research. London: Routledge Farmer.

Craig, C. J. (2020). Curriculum making, reciprocal learning and the best-loved self. Cham,: Palgrave Macmillan.

Freire, Paulo (1967). Educação como Prática da Liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Freire, Paulo (2015). Professora sim, tia não: Cartas a quem ousa ensinar (24.ª ed.). Rio de Janeiro: Paz e Terra.

Gimeno Sacristán, J. (2013). O que significa currículo? Em J. Gimeno Sacristán (Org.), Saberes e Incertezas sobre o Currículo (pp. 16-35). Porto Alegre: Penso Editora.

Giroux, H. A. (2014). Education and the crisis of public values. New York: Peter Lang.

Giroux, H. A. (2018). The Public in Peril: Trump and the Menace of American. New York: Routledge.

Gobby, B. (2017). What is curriculum? Em B. Gobby, & R. Walker (Edits.), Powers of curriculum: sociological perspectives on education (pp. 5-34). South Melbourne: Oxford University Press.

Harari, Y. N. (2018). 21 Lessons for the 21st Century. (J. Cape, Ed.). London: Random House.

Harari, Y. N. (2020). Na batalha contra o coronavírus, faltam líderes à humanidade. (O. Leal, Trad.). São Paulo: Companhia das Letras.

Kelly, A. V. (2004). The Curriculum (5.ª ed.). London: SAGE Publications.

Kliebard, Herbert M. (1975). The Rise of Scientific Curriculum Making and Its Aftermath. Curriculum Theory Network, 5(1), pp. 27-38. doi:10.1080/00784931.1975.11075792

Kliebard, H. M. (2004). The Struggle for the American Curriculum, 1893-1958 (3.ª ed.). New York: RoutledgeFalmer.

Matos, Andityas S., & Collado, Francis G. (2020). El virus como filosofía, la filosofía como virus: Reflexiones de emergencia sobre la pandemia de COVID-19. Barcelona: Edicions Bellaterra.

Paraskeva, J. M. (2011). Conflicts in curriculum theory: challenging hegemonic epistemologies. New York: Palgrave Macmillan. doi:10.1057/9780230119628

Pinar, W. F. (2015). Educational Experience as Lived: Knowledge, History, Alterity. New York: Routledge.

Platão. (1993). Apologia de Sócrates. Em Platão, Êutifron, Apologia de Sócrates, Críton (J. T. Santos, Trad., 4.ª ed., pp. 57-100). Lisboa: Imprensa Nacional.

Reboul, O. (2017). A filosofia da Educação. Lisboa: Almedina.

Riemen, R. (2018). To fight against this age: on facism and humanism. New York: W. W. Norton & Company.

Schostak, J., & Schostak, J. (2007). Radical research: how to design, develop and write emancipatory research. New York: Routledge.

Schwab, J. J. (1969). The Practical: A Language for Curriculum. The School Review, 78(1), 1-23. Obtido de http://www.jstor.org/stable/1084049

Sousa Santos, B. (2008). Um discurso sobre as ciências (5.ª ed.). São Paulo: Cortez Editora.

Steinberg, S. R. (2016). Curriculum? Tentative, at best. Canon? Ain't no such thing. Em J. M. Paraskeva, & S. R. Steinberg (Eds.), Curriculum: Decanonizing the field (pp. 719-721). New York: Peter Lang.

Torres Santomé, J. (2015). Sin muros en las aulas: El currículum integrado. Em J. Gimeno Sacristán, Ensayos sobre el currículum: Teoría y práctica (pp. 148-159). Madrid: Morata.

Torres Santomé, J. (2017). Políticas educativas y construcción de personalidades neoliberales y neocolonialistas. Madrid: Morata.

Young, M. (2014). Teoria do Currículo: O que é e por que é importante. Cadernos de Pesquisa, 44(151), 190-202. doi:10.1590/198053142851

Žižek, S. (2020). Pandemic! Covid-19 shakes de World . New York: OR Books.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol29.398

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo