A educação de crianças e jovens durante a pandemia da Covid-19. “Tem alguém aí, ou vamos apenas cumprir tarefas?”
The education of children and young people during the Covid-19 pandemic. "Is anyone there, or are we just going to do school work?"

Danielle do Nascimento Rezera, Raquel Gomes D'Alexandre

Resumo


A chegada do vírus Covid-19 ao Brasil redirecionou o olhar nacional para a crise científica instituída após os primeiros anos de governo do atual presidente da república, Jair Messias Bolsonaro. Objetivando entender o descontrole pandêmico no país e os efeitos na educação, tecemos considerações importantes em que se estabeleceu como mote epistemológico a compreensão do negacionismo científico articulado a antipolítica fundamental à condução do processo de alijamento dos direitos humanos. Buscamos no processo o entendimento crítico das condicionantes da educação obrigatória e como estas práticas são utilizadas como sinônimo de uma reconfiguração sobre as atividades laborais e atuação de entes privados no setor, indicando processos de precarizações do trabalho docente e da qualidade no sistema educacional público.

The education of children and youth during the Covid-19 pandemic. "Is there someone there, or are we just going to do tasks?"

The advent of the Covid-19 virus in Brazil has redirected the national eye to the scientific crisis instituted after the first years of government of the current president of the republic, Jair Messias Bolsonaro. In an effort to understand the lack of control of the pandemic in the country and its effects on education, we have made important considerations in which the understanding of scientific negationism articulated to the anti-politics fundamental to the conduction of the process of human rights alleviation has been established as an epistemological motto. In the process, we seek a critical understanding of the conditions of compulsory education and how these practices are used as a synonym for a reconfiguration of labor activities and the actions of private entities in the sector, indicating processes of precarious teaching work and quality in the public education system.

Keywords: Education, Covid-19, Negationism, Antipolitics, Neoliberal Reason

Data de receção: 22/11/2020

Decisão Final: 28/12/2020


Palavras-chave


Educação, Covid-19, Negacionismo, Antipolítica; Razão Neoliberal

Texto Completo:

PDF

Referências


Adrião, T; Domiciano, Cassia. (2018). A Educação Pública e as Corporações: avanços e contradições em uma década de ampliação de investimento no Brasil. FINEDUCA - Revista de Financiamento da Educação, [S.l.], v. 8, abr. 2018. ISSN 2236-5907. Consultado em 03/06/2020, disponível em https://seer.ufrgs.br/fineduca/article/view/79084.

Almada, M. P. et al. (2019) Democracia digital no Brasil: MATRIZes, v. 13, n. 3, p. 161-181. Consultado em 08/07/2020, disponível em:http://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/158411.

Alves, Giovani. (2020). O novo coronavírus e a catástrofe do capitalismo global. Consultado em 20/10/2020, disponível em http://www.dmtemdebate.com.br/o-novo-coronavirus-e-a-catastrofe-do-capitalismo-global/.

Avritzer, L. (2020). Política e antipolítica: A crise do governo Bolsonaro. São Paulo: Todavia.

Baptista, Rodrigo. (2020). Comissão discute direcionamento de recursos do Fundeb para ensino privado. Senado Notícias. Consultado em 28/082020, disponível em https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2020/07/20/comissao-discute-direcionamento-de-recursos-do-fundeb-para-ensino-privado.

Ball, Stephen J. (2014). Educação Global S.A: Novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa, PR: UEPG.

Beard, Alex. (2020). Can computers ever replace the classroom. Consultado em 01/11/2020, disponível em https://www.theguardian.com/technology/2020/mar/19/can-computers-ever-replace-the-classroom.

Bihr, A. França: pela socialização do aparato de saúde. In: Coronavirus e Luta de Classes. São Paulo: Terra sem Amos, 2020.

Bourdieu, P. (1998). A essência do neoliberalismo. Le Monde Diplomatique n. February 2007, p. 10-13.

Borges, L. et al. (2020). O aparente dilema implicado pela pandemia da Covid-19: salvar vidas ou a economia? Consultado em 05/11/2020, disponível em https://portal.fiocruz.br/documento/o-aparente-dilema-implicado-pela-pandemia-da-covid-19-salvar-vidas-ou-economia.

Câmara Municipal de São Paulo. (2020). Volta as aulas. Consultado em: 26/10/2020, disponível em http://www.saopaulo.sp.leg.br/blog/camara-de-sp-discutira-projeto-que-estabelece-medidas-para-volta-as-aulas/.

Caponi, S. (2020). Covid-19 no Brasil: entre o negacionismo e a razão neoliberal. Estudos Avançados. vol. 34, n. 99. São Paulo May/Aug. 2020. Consultado em 05/11/2020, disponível em https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2020.3499.013.

CETIC. (2019). Annual Report Cetic. Consultado em 08/06/2019, disponível em cetic.br/media/docs/publicacoes/8/20200117094619/Assessing_Internet_Development_in_Brazil.pdf.

CIEB. (2017). Aquisição de tecnologia educacional pelo setor público. Consultado em 10/06/2020, disponível em https://cieb.net.br/wp-content/uploads/2019/04/CIEB-Estudos-1_Aquisicao_de_tecnologia-v.-30set2017.pdf.

CIEB. (2020). Planejamento das Secretarias de Educação do Brasil para Ensino Remoto. Consultado em 10/06/2020, disponível em https://cieb.net.br/pesquisa-analisa-estrategias-de-ensino-remoto-de-secretarias-de-educacao-durante-a-crise-da-covid-19/.

Dardot, P.; Laval, C. (2016). A nova razão do mundo. Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: [s.n.], 2016. 450p

Gimeno Sacristán, J. Educação obrigatória: seu sentido educativo e social. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Governo do Estado de São Paulo. (2020). Estado paga sétima parcela do benefício merenda. Consultado em 21/10/2020, disponível em https://www.saopaulo.sp.gov.br/ultimas-noticias/estado-paga-setima-parcela-do-beneficio-merenda-em-casa-para-770-mil-estudantes/.

Governo do Estado de São Paulo. (2020). Governo vai distribuir 750 mil chips com internet gratuita a alunos e professores de SP. Consultado em 21/10/2020, disponível em https://www.saopaulo.sp.gov.br/noticias-coronavirus/governo-vai-distribuir-750-mil-chips-com-internet-gratuita-a-alunos-e-professores-de-sp/.

Governo do Estado de São Paulo. (2020). Rede estadual de ensino paulista é o maior órgão destinado à formação de jovens e crianças do país. Consultado em 21/10/2020, disponível em https://www.educacao.sp.gov.br/dados-educacionais.

Ibope. (2020). Famílias com crianças e adolescentes são as vítimas ocultas da pandemia revela pesquisa do UNICEF. Consultado em 30/10/2020, disponível em https://www.ibopeinteligencia.com/noticias-e-pesquisas/familias-com-criancas-e-adolescentes-sao-as-vitimas-ocultas-da-pandemia-revela-pesquisa-do-unicef/.

MEC. (2020). Guia de Implementação de Protocolos de Retorno das Atividades Presenciais nas Escolas de Educação Básica, disponível em

https://www.gov.br/pt-br/noticias/educacao-e-pesquisa/2020/10/mec-lanca-guia-para-orientar-o-retorno-seguro-das-aulas-presenciais-nas-redes-de-ensino-estadual-e-municipal.

Monteiro, Lilia. (2020). Estado de Minas. Covid-19 e as crianças e adolescentes à mercê da violência doméstica. Consultado em 20/10/2020, disponível em https://www.em.com.br/app/noticia/gerais/2020/05/08/interna_gerais,1145429/covid-19-criancas-e-adolecentes-a-merce-da-violencia-domestica.shtml.

Paulani, Leda. (2007). O projeto neoliberal para a sociedade brasileira: sua dinâmica e seus impasses. In: Fundamentos da educação escolar do Brasil contemporâneo. Consultado em 02/09/2020, disponível em https://repositorio.usp.br/item/001634740.

Pérez Gómez, A. I. A cultura escolar na sociedade neoliberal. Porto Alegre: Artmed, 2001.

Piccolotto, Letícia. (2020) Desafio de educar crianças a distância no Brasil inclui até acesso à luz. Tilt-UOL. Consultado em 13/07/2020, disponível em http://govtech.blogosfera.uol.com.br/2020/06/13/edtechs-transformando-a-forma-de-ensinar-e-aprender/.

PNUD. (2019). Relatório de Desenvolvimento. Consultado em 01/11/2020, disponível em https://www.br.undp.org/content/brazil/pt/home/presscenter/articles/2019/pnud-apresenta-relatorio-de-desenvolvimento-humano-2019-com-dado.html.

Rede Brasil Atual (RDB). (2017). Mães protestam contra ração humana de Doria em ato em São Paulo. Consultado em 21/10/2020, disponível em https://www.redebrasilatual.com.br/politica/2017/10/maes-se-mobilizam-contra-racao-humana-de-doria-e-realizam-ato-em-sao-paulo/.

Srinivasan, Ramesh; Bloom, Peter. (2020). Tech barons dream of a better world Consultado em 28/10/2020, disponível em https://www.salon.com/2020/06/30/tech-barons-dream-of-a-better-world--without-the-rest-of-us/.

The Conversation. Equality Project. Consultado em 06/10/2020, disponível em https://www.equalityproject.ca/our-project/annual-reports.

UNESCO (2020a). Educação: da interrupção à recuperação. Consultado em 09/06/2020. Disponível em: https://en.unesco.org/covid19/educationresponse.

UNESCO (2020b) Priorize a saúde e o bem-estar agora e quando as escolas reabrirem. Consultado em 08/06/2020, disponível em: https://en.unesco.org/news/prioritize-health-and-well-being-now-and-when-schools-reopen.

UNICEF. (2020). Impactos primários e secundários da COVID-19 em Crianças e Adolescentes em agosto de 2020. Consultado em 20/10/2020, disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/9966/file/impactos-covid-criancas-adolescentes-ibope-unicef-2020.pdf.

Zuboff, Shoshana. The Age of Surveillance Capitalism: The Fight for a Human Future at the New Frontier of Power. New York: PublicAffairs, 2019.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol29.396

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo