Educação em valores em ensino à distância com alunos do 1º ciclo do ensino básico - projeto no âmbito de um curso de mestrado em ensino
Education in values in distance learning with students of the 1st cycle of basic education

Ana Catarina Ferreira Pinto, Margarida M. Marques

Resumo


Este trabalho diz respeito ao processo formativo desenvolvido pela primeira autora no âmbito de um Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico em Portugal. Situações observadas no contexto educativo onde decorreu a sua Prática Pedagógica Supervisionada suscitaram uma reflexão sobre a importância de promover uma Educação em Valores intencional e integrada no currículo. A pandemia COVID-19 conduziu ao encerramento das instituições de ensino a nível nacional (entre março e julho de 2020), facto que motivou a transição para o Ensino à Distância (E@D). Este trabalho visa apresentar o projeto de intervenção e investigação concebidos e refletir sobre os seus contributos para o processo formativo da primeira autora.

Education in values in distance learning with students of the 1st cycle of basic education - project within a master's course in teaching

Abstract: This work concerns the professional development process developed by the first author in the context of a Master's Degree in Teaching of the 1st Cycle of Basic Education and of Mathematics and Natural Sciences of the 2nd Cycle of Basic Education in Portugal. Situations observed in the educational context where her Supervised Pedagogical Practice took place fostered a reflection on the importance of promoting an Education in Values that is intentional and integrated in the curriculum. The COVID-19 pandemic led to the closure of educational institutions at the national level (between March and July 2020), which motivated the transition to Distance Learning. This work aims to present the project of research and intervention conceived and to reflect on their contributions to the training process of the first author.

Keywords: Education in Values,  Distance Education, 1st Cycle of Basic Education,  Action Research, Digital technology in Education

Data de receção: 15/11/2020

Decisão Final: 27/11/2020



Palavras-chave


Educação em Valores, Ensino a Distância, 1.º Ciclo do Ensino Básico, Investigação-Ação, Tecnologia digital no Ensino

Texto Completo:

PDF

Referências


Alexandre, S. (2012). Estratégias para promover a aproximação família – escola. Dissertação de Mestrado em Ensino publicada, Escola Superior de Educação de Beja do Instituto Politécnico de Beja. Consultado em 04/07/2020, disponível em https://repositorio.ipbeja.pt/bitstream/20.500.12207/167/4/Susana%20Alexandre%20-%202012.pdf

Anderson, T., Dron, J., & Mattar, J. (2012). Três gerações de pedagogia de educação a distância. EAD em Foco, 2 (1), pp. 119-134. Consultado em 28/04/2020, disponível em https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/162

Coutinho, C. P. (2011). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática (2º.). Coimbra: Grupo Almedina.

Coutinho, C. P., Sousa, A., Dias, A., Bessa, F., Ferreira, M. J., & Vieira, S. (2009). Investigação-acção: metodologia preferencial nas práticas educativas. Psicologia Educação e Cultura, XIII (2), pp. 455–479. Consultado a 13/02/2020, disponível em http://hdl.handle.net/1822/10148

Elliott, J. (1993). El cambio educativo desde la investigación-acción (3aed.). Madrid: Morata.

Goergen, P. (2005). Educação e valores no mundo contemporâneo. Educ. Soc, 26(92), 983–1011. Consultado em 23/04/2020, disponível em https://www.scielo.br/pdf/es/v26n92/v26n92a13.pdf

Latorre, A. (2005). La investigación-acción. Conocer y cambiar la práctica educativa (3a ed.). Barcelona: Editorial Graó.

Lima, F. (2016). Desafio de educar para valores no séc. XXI. Dissertação de Mestrado em Ensino publicada, Instituto Superior de Educação e Ciências. Consultado em 30/11/2019, disponível em https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/20258/1/Tese.pdf

Matheus, C. (2002). Max Scheler e a gênese axiológica do conhecimento. Margem, 16, 13–27. Consultado a 18/03/2020, disponível em http://www4.pucsp.br/margem/pdf/m16cm.pdf

Moreira, C. (2016). Atitudes e valores em contexto escolar: Propostas de implementação no 2.o CEB. Dissertação de Mestrado em Ensino publicada, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro. Consultado em 30/11/2019, disponível em http://hdl.handle.net/10773/18469

Oliveira, C., & Marinho-Araújo, C. (2010). A relação família:intersecções e desafios. Estudos de Psicologia, 27(1), 99–108. Consultado a 18/05/2020, disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-166X2010000100012&script=sci_abstract&tlng=p

Picanço, A. (2012). A relação entre escola e família. As suas implicações no processo de ensino-aprendizagem. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação publicada da Escola Superior de Educação João de Deus. Consultado em 30/05/2020, disponível em https://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/2264/1/AnaPicanco.pdf

Pinto, A. (s.d.). Os valores nas crianças atuais na perspetiva de professores com 25 anos de experiência. Trabalho no âmbito da UC Educação e Valores não publicado, Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Aveiro.

Sá, J. (2008). A Web 2.0 na Educação para os valores: problema ou desafio? Dissertação de Mestrado [não publicada], Departamento de Didática e Tecnologia Educativa e Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro. Consultado a 25/02/2020, disponível em http://hdl.handle.net/10773/1382

Soares, R. (2014). Educação a distância: uma perspectiva para a educação do século XXI. Revista Jurídica, 3 (36), 132–149. Consultado em 12/05/2020, disponível em https://doi.org/10.21902/revistajur.2316-753X.v3i36.994

Tenreiro-Vieira, C., & Vieira, R. M. (2013). Literacia e pensamento crítico: um referencial para a educação em ciências e em matemática. Revista Brasileira de Educação, 18 (52), 163–242. Consultado a 27/02/2020, disponível em https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782013000100010&script=sci_abstract&tlng=pt

Valente, M. O. (1995). A Educação para os Valores. Revista de Educação, 5 (1), 21–26. Consultado em 7/08/2019, disponível em http://webpages.fc.ul.pt/~movalente/educacao_valores.pdf




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol29.395

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo