Nota introdutória
Resumo
Os artigos deste número da Saber Educar revelam a importância de uma educação com pressupostos numa filosofia da problematização, que cultiva a ação educacional como ação dialógica, apresentando a recriação de cenários potenciais de compromissos na democratização da práxis educacional, onde o poder de agência dos docentes geram uma comunidade educativa mais democratizadora.
Desejamos que a leitura dos artigos possamos abrir caminho a novas formas de pensar, de atuar e partilhar uma visão de construção de um mundo mais solidário e comprometido, tal como é sugerido por todos os autores, cuja grande finalidade consiste na concretização de uma praxis emancipadora dos sujeitos e de comunidades saudáveis.
Texto Completo:
PDFReferências
André, J. M. (2005). Diálogo intercultural, utopia e mestiçagens em tempos de globalização. Coimbra: Ariadne.
Bona, C. (2017). A nova escola. Lisboa: Penguin Random House.
Carbonell Sebarroja, J. (2001). A aventura de inovar. A mudança na escola. Porto: Porto Editora.
Cosme, A. (2018). Autonomia e Flexibilidade Curricular. Propostas e estratégias de ação. Porto: Porto Editora.
Cosme, A. (2009). Ser Professor: a ação docente como uma ação de interlocução qualificada. Porto: LivPsic.
Covey, S. (2017). O 8.º Hábito. Da Eficácia à Grandeza. Lisboa: Gradiva.
Trindade, R. & Cosme, A. (2010). Educar e aprender na Escola: questões, desafios e respostas pedagógicas. Gaia: Fundação Manuel Leão.
DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol0.386
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0| MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSM| Index Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEI| Open Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals Directory| SUDOC (França)| OAIster |RCAAP | OpenAire| Mir@bel| Sherpa Romeo