Ensino e Aprendizagem da Matemática no Jardim-de-infância: Concepções e Práticas das Educadoras e Estagiárias do C.I.P.P Kilamba-Angola

Maria Fátima de Assis Paulo

Resumo


Apresenta-se um estudo realizado na centralidade do Kilamba em Luanda-Angola com o objectivo de analisar a concepção que as educadoras têm e a repercussão das suas práticas sobre o ensino da Matemática. Para o seu cumprimento, foi feita análise empírica de natureza qualitativa que aponta para o fraco conhecimento que os educadores têm sobre o ensino da Matemática nas crianças do pré-escolar. Concluiu-se que a formação dos educadores a nível das práticas e metodologias da Matemática é um dos suportes para minimizar as lacunas existentes, e que é importante trabalhar a matemática na vida da criança por meio de jogos, pois proporciona aprendizagens mais significativas. 

Teaching and Learning Mathematics in Kindergarten: Conceptions and Practices of Educators and Interns at C.I.P.P Kilamba-Angola

Abstract:

We present a study carried out at Kilamba's headquarters in Luanda-Angola with the aim of analyzing the conception that the educators have and the repercussion of their practices on the teaching of mathematics. For its fulfillment, an empirical analysis of qualitative nature was made, which points out the weak knowledge that educators have about the teaching of mathematics in preschool children. It was concluded that the training of educators in terms of mathematical practices and methodologies is one of the supports to minimize the existing gaps and that is important to work mathematics in the child's life through games, as it provides more meaningful learning. Keywords: Teaching. Learning. Mathematics. Childhood educators.

Data de receção: 31/03/2020

Decisão Final: 07/09/2020


Palavras-chave


Ensino; Aprendizagens; Matemática; Educadores de infância

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol0.371

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