Educar para a Economia Circular – uma experiência inovadora na formação de professores
Educating for the Circular Economy

Margarida Quinta e Costa, Isilda Monteiro, Vítor Rodrigues Ribeiro

Resumo


Educar para a Economia Circular pressupõe uma mudança de paradigma conceptual relativamente à economia linear, à reciclagem e sustentabilidade. Os estudantes de mestrado de habilitação para a docência, enquanto futuros professores, podem ter um papel multiplicador na sensibilização e implementação destes novos comportamentos. Dois projetos desenvolvidos no concelho de Amares proporcionaram a realização de uma experiência inovadora. Esta experiência formativa permitiu aos estudantes o aprofundamento dos conhecimentos sobre a economia circular, a construção de propostas didáticas a serem realizadas com crianças da Educação Pré-escolar, 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e, dessa forma, a consciencialização da importância de Educar para a Economia Circular.

Educating for the Circular Economy presupposes a conceptual paradigm shift regarding linear economy, recycling and sustainability. The students of teacher trainning master course, as future teachers, may have a multiplier role in raising awareness and implementing these new behaviors. Two projects developed in the municipality of Amares provided an innovative experience. This formative experience allowed students to develop their knowledge about Circular Economy, the construction of didactic activities to be carried out with children from Pre-school Education, 1st and 2nd Cycle of Basic Education and, thus, the consciousness of the importance for circular economy education.

Keyword: Circular Economy, Teacher Education, Innovation, Higher Education, Educate for social responsibility.

 

Data de receção: 23/03/2020

Decisão Final: 22/05/2020


Palavras-chave


Economia Circular, Formação de Professores, Inovação; Ensino Superior; Educar para a cidadania

Texto Completo:

PDF

Referências


Circular Economy Portugal. Disponível em https://www.circulareconomy.pt/sobre-economia-circular/

Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. (2013). Economia Circular. Lisboa: BCSD PORTUGAL. Disponível em http://bcsdportugal.org/wp- content/uploads/2013/10/BrochuraBCSD-EC.pdf.

Diengues, A. (1992). Desenvolvimento Sustentável ou Sociedades Sustentáveis: da crítica dos modelos aos novos paradigmas. São Paulo em Perspectiva, São Paulo, 6(1-2), 22-29.

Eco.nomia. (2019). Economia Circular. Consultado em 02/10/2019, disponível em https://eco.nomia.pt/pt/economia-circular/estrategias.

Manzini & Vezzoli. (2008). O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis. S. Paulo: EDUSP.

Noctula, 2019. Disponível em: ehttps://www.pegadamunicipios.pt/resultados 2016

Pedroso, J. V. (Coord.) (2018). Referencial de Educação Ambiental para a Sustentabilidade para a Educação Pré-Escolar, o Ensino Básico e o Ensino Secundário. Lisboa: Ministério da Educação.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol0.370

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo