Entre o passado e o futuro: a História e a promoção de uma Cidadania ativa
Between the past and the future: History and the promotion of active citizenship
Resumo
A Educação para uma Cidadania ativa tem sido amplamente debatida em diversos organismos mundiais, europeus e nacionais. Esta crescente importância vem na linha dos novos desafios que as sociedades democráticas se deparam num mundo que se encontra em constante mudança. O estudo da História e empatia histórica são essenciais para a promoção de uma cidadania ativa e global. Uma aula de História que não recorra à empatia histórica está, de algum modo, a falhar: quer no ensino da história, quer na preparação de futuros cidadãos.
Between the past and the future: History and the promotion of a healthy CitizenshipAn Education to a Healthy Citizenship has been widely debated in various organizations either global, European or national. This growing importance meets the new challenges that democratic societies face in a world that is constantly changing. The study of history and historical empathy are essential for the promotion of active and healthy citizenship. A history class that does not resort to empathy history is somehow failing, either in teaching history or preparing future citizens.
Keywords: Citizenship; Citizenship Education; Historical Empathy; History
Data de receção: 29/12/2019
Decisão Final: 30/04/2020
Palavras-chave
Texto Completo:
PDFReferências
Alves, L. A. (Dezembro de 2009). A função social da História. E-F@ABULAÇÕES, pp. 18-22. Obtido em 2 de novembro de 2018, de https://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/7245.pdf
Alves, L. A., & Ribeiro, C. P. (2016). Ensinar passados dolorosos, aprenser com o uso pedagógico da História. Em T. d. Maia, L. A. Alves, M. Hermeto, & C. S. Ribeiro, (Re)Contruindo o Passado: o papel insubstituível do ensino da história (pp. 11- 46). Porto Alegre: EDIPUCRS/CITCEM.
Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. (2009). History teaching in conflict and post-conflict areas. Estrasburgo, Conselho da Europa.
Atxurra, L. (jan./jun. de 2013). O ensino da História e o pacto de Cidadania: questões e problemas (trad. de Érica da Silva Xavier). História & Ensino, 19(1), pp. 221-245. Obtido em 7 de junho de 2019, de http://www.uel.br/seer/index.php/histensino/article/viewFile/15982/13013
Cardoso, O. (2009). A Educação para a Cidadania Entre Passado, Presente e Futuro. Educação & Realidade, 34(1), pp. 137-154. Obtido em 07 de dezembro de 2019, de https://www.redalyc.org/pdf/3172/317227053009.pdf
Comissão Europeia/EACEA/Eurydice. (2017). A Educação para a Cidadania nas escola da Europa 2017 - Relatório Eurydice. Luxemburgo: Serviço das Publicações da União Europeia. Obtido em 3 de janeiro de 2019, de https://op.europa.eu/en/publication-detail/-/publication/e0f2801c-184c-11e8-ac73-01aa75ed71a1
Conselho da Europa. (2004). Multiperspectivity in Teaching and Learning History - Presentations from Seminars and Workshops Materials. Estrasburgo: Conselho da Europa. Obtido em 20 de junho de 2019, de https://rm.coe.int/1680492f87
Conselho da Europa. (2016). Developing a culture of co-operation when teaching and learning History. Obtido em 19 de abril de 2019, de https://rm.coe.int/developping-a-culture-of-cooperation/168071506a
Conselho da Europa. (setembro de 2018). Ensino de qualidade na disciplina de historia no seculo XXI - Linhas orientadoras. Estrasburgo: Conselho da Europa. Obtido em 15 de janeiro de 2019, de https://edoc.coe.int/en/teaching-history/7755-ensino-de-qualidade-na-disciplina-de-historia-no-seculo-xxi-linhas-orientadoras.html
Crowther, J., & Moir, S. (2017). Radicalising Citizenship Education. Andragoška spoznanja, 23(3), 17-34. Obtido em 17 de dezembro de 2019, de https://revije.ff.uni-lj.si/AndragoskaSpoznanja/article/view/7529
Ellenwood, T. D. (2017). Historical Empathy: Judging the People of the Past in a Secondary Social Studies Classroom. Learning to Teach: Language Arts, Mathematics, Science, and Social Studies Through Research, 6(1). Obtido em 17 de dezembro de 2018, de https://www.utdl.edu/ojs/index.php/learningtoteach/article/view/233/115
Endacott, J., & Brooks, S. (2013). An Updated Theoretical and Practical Model for Promoting Historical Empathy. Social Studies Research and Practice, 8(1), pp. 41-58. Obtido em 17 de dezembro de 2018, de http://www.socstrpr.org/wp-content/uploads/2013/04/MS_06482_no3.pdf
Ferreira, C. M. (2004). A empatia histórica ao tema "Censura no Estado Novo em Portugal": um estudo com alunos do 9.º ano de escolaridade. Braga: Universidade de Braga - Instituto de Educação e Psicologia.
Fonseca, J. R. (2015). Educar para a cidadania ativa, o papel de integração curricular. Saber & Educar(20 ). Obtido em 25 de novembro de 2019, de http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/180/161
Júnior, A., & Guimarães, J. (2013). Ensino de História e formação cidadã: um estudo com jovens estudantes em escolas no meio rural e urbano. Práxis Educativa, 8(1), pp. 197-218. Obtido em 26 de abril de 2020, de https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa
Lee, P. (2003). "Nós fabricamos carros e eles tinham que andar a pé": compreensão das pessoas do passado. Em I. Barca, Educação histórica e museus. Actas das Segundas Jornadas Internancionais de Educação Histórica (pp. 19-35). Braga: Universidade do Minho.
Madeira, C. (2012). A Cidadania Democrática no Ensino da História e da Geografia. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade Lusófona de Humanidades e Técnologias. Obtido em 26 de abril de 2020, de http://recil.grupolusofona.pt/bitstream/handle/10437/4783/Catia-Madeira-Relatorio.pdf?sequence=1
Manique, A. P., & Proença, M. C. (1997). História : afirmação do Liberalismo : materiais para professores. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional.
Nunes, J. P., & Ribeiro, A. I. (2007). A didáctica da História e o perfil do professor de História. Revista Portuguesa de História(39), pp. 87-105. Obtido em 26 de abril de 2020, de https://digitalis-dsp.uc.pt/bitstream/10316.2/28245/3/RPH39_artigo5.pdf?ln=pt-pt
Ribeiro, G. M. (2012). O Ensino da História. Lisboa : Fundação Francisco Manuel dos Santos .
Tereso, S. I. (2015). A Promoção da Cidadania no Ensino da História e da Geografia. Faculdade de Ciencias Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa: Lisboa. Obtido em 20 de junho de 2018, de https:/run.unl.pt/handle/10362/16208
União Europeia. (4 de junho de 2018). Recomendações do Conselho sobre as Competências Essenciais para a Aprendizagem ao Longo da Vida. Jornal Oficial da União Europeia. União Europeia. Obtido em 5 de dezembro de 2019, de https://eur-lex.europa.eu/legal-content/PT/TXT/PDF/?uri=CELEX:32018H0604(01)&from=PT
DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol0.364
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0| MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSM| Index Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEI| Open Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals Directory| SUDOC (França)| OAIster |RCAAP | OpenAire| Mir@bel| Sherpa Romeo