“Expressão Dramática na sala de aula” - um caderno repleto de espaços vazios
"Dramatic Expression in the Classroom" - a notebook filled with empty spaces
Resumo
Há na sala de aula um espaço que permanece vazio: é reclamado por miúdos, afastado por graúdos, defendido por uns poucos e desejado por muitos mas mesmo que desaparecesse definitivamente, é bem provável que grande parte de nós continuasse a viver perfeitamente. A ausência de um espaço destinado à expressão dramática nas nossas escolas não nos impediria de viver normalmente.
Ainda assim, a ação “Dramática na sala de aula” quer fazer da sala, um lugar em que educadores e professores possam conservar o faz de conta e que, acompanhados por um caderno que se dobra, estica e reserva gavetas inesperadas, cada um possa (a)riscar o seu próprio caminho pela arte.
Palavras-chave | expressão dramática; sala de aula; arriscar; espaço vazio
"Dramatic Expression in the Classroom" - a notebook filled with empty spaces
Abstract
There is, in the classroom, a space which remains empty: claimed by children, pushed aside by adults, fought for by a few and wanted by many. If it were to disappear forever, it is likely most of us would go on with our lives without even noticing. The lack of a space devoted to drama lessons in our schools wouldn't stop us from leading our normal lives.
Despite that, the workshop “Expressão Dramática na sala” de aula aims at turning the classroom into a place where educators and teachers might treasure make believe and, in the company of a notebook which unravels and stretches itself and which has hidden and unexpected drawers, each might take a risk and leave a mark in their own path in art.
Key word | drama, classroom, take risks, empty space
Palavras-chave
Texto Completo:
PDFReferências
Brook, P. (2008). O espaço vazio. Lisboa: Orfeu Negro.
Campos, A., & Dias, A. (2017). (a)riscar - caderno de fazer teatro. Lisboa: Serviço Educativo da Fundação Lapa do Lobo.
Ferreira, J. G. (2008). As aventuras de João sem medo (2ª ed.). Barcelona: Nooket.
Gonçalo, M. T. (2013). Atlas do Corpo e da Imaginação. Alfragide: Editorial Caminho.
Porcher, L. (1973). Educação artística - luxo ou necessidade. Paris: Summus Editorial.
DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol24.335
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0| MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSM| Index Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEI| Open Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals Directory| SUDOC (França)| OAIster |RCAAP | OpenAire| Mir@bel| Sherpa Romeo