A Educação Artística no Presente e no Futuro
Arts Education: present and future

Sandra Palhares

Resumo


Pensar a Educação Artística no presente e no futuro implica fazer uma espécie de diagnóstico que nos permita analisar as diferentes circunstâncias que condicionam e afetam o seu desenvolvimento. A questão que se encontra na origem desta reflexão considera a confluência de alguns fenómenos independentes resultantes de diversas iniciativas que contribuem de forma mais ou menos direta para que a Educação Artística emerja, desponte nas suas mais variadas formas de expressão. Este artigo reitera algumas questões que persistem até à atualidade e outras, mais diretamente relacionadas com recentes mudanças, ambicionando (humildemente) proporcionar um espaço de reflexão e debate sobre ideias e pesquisas relacionadas com as questões fundamentais da educação artística no contexto atual.

Palavras Chave: Educação Artística; Artes Visuais; Cultura Visual; Literacia Visual; Inovação.

Arts Education: present and future.

Thinking of Artistic Education at present and for future implicates making a sort of diagnostic that allows us to analyses the different circumstances that condition and affect its development. The question that is in the origin of this reflection considers the confluence of some independent phenomenon’s resultant from different initiatives that contribute in a more or less direct form for Artistic Education to emerge and appear over the widest variety of expression forms. This article reiterates some questions that persist up to the present time and others, more related with recent changes, aspiring (humbly) to provide a place for reflection and discussion about ideas and research related to the fundamental matters of artistic education in the actual context.

 

Keywords: Arts Education, Visual Arts, Visual Culture, Visual Literacy, Innovation.


Palavras-chave


Educação Artística; Artes Visuais; Cultura Visual; Literacia Visual; Inovação

Texto Completo:

PDF

Referências


Débray, R. (1994). Vida y Muerte de la Imagen. História de la Mirada en Occidente.Barcelona: Paidós.

Serres, M. (2014). La polegarcita. Barcelona: Gedisa.

Van der Meer, ALH. & van der Weel, FRR. (2017). Only Three Fingers Write, but the Whole Brain Works: A High-Density EEG Study Showing Advantages of Drawing Over Typing for Learning. Journal List Front Psychol,8. doi 10.3389/fpsyg.2017.00706




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol24.331

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo