Pode a cidade ser Escola? – Serviço Educativo ESE/Porto
Can the city be a school? – Educational Service ESE/Porto Lazer

Susana Lopes, Cláudia Melo

Resumo


Partindo do entendimento da cidade como um lugar polissémico, parcela de espaço e tempo proporcionador de aprendizagem quer através das suas infra- estruturas quer através das suas comunidades, analisa-se a capacidade da cidade como escola através dos programas de serviço educativo da Escola Superior de Educação (ESE/IPP) para poder em projetos de intervenção artística urbana da cidade do Porto, promovidos pela empresa municipal Porto Lazer. Reflete-se acerca de um sistema educativo integrado numa rede de parcerias fomentadoras da cultura, do conhecimento e da criação que constroem uma identidade socialmente participada e participativa.

Palavra Chave: cidade, escola, mediação, arte, comunidade

 

Can the city be a school? – Educational Service ESE/Porto Lazer

Starting from the understanding of the city as a polysemous place a space and time proportion that provides learning through its infrastructures and through its communities, the capacity of the city as a school is analyzed through the educational service programs of the Escola Superior de Educação in projects of Porto´s urban artistic intervention, promoted by the municipal company Porto Lazer. It reflects on an educational system integrated in a network of partnerships fostering culture, knowledge and creation that build a socially participatory identity.

Key words:  City; school; mediation; art; community


Palavras-chave


cidade; escola; mediação; arte; comunidade

Texto Completo:

PDF

Referências


Barriga, S. & Gomes da Silva, S. (Coord.) (2007). Serviços Educativos na Cultura. Porto: Setepés.

Dosse, F. (jul.-dez, 2013). O espaço habitado segundo Michel de Certeau. ArtCultura, Uberlândia, 15(27), 85-96.

Gonçalves, R. M., Fróis, J. P. & Marques, E. (2002). Primeiro Olhar. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Eisner, E. W. (2004) El Arte y la Creacion de la Mente: El Papel de las Artes Visuales en la Transformacion de la Conciencia. Barcelona: Ediciones Paidos Iberica.

Eisner, E. (1991). What the arts taught me about education. National Art Education Association, 44(5), 10-19

Eisner, E. (2008b). Lowenfeld Lecture: What Education Can Learn From the Art? National Art Education Association. Louisiana: National Convention New Orleans

Leite, E. & Vitorino, S. (2006). Arte e Paisagem. Porto: Fundação de Serralves.

Nóvoa, A. (2009). Educação 2021: para uma história do futuro, consultado em 02/04/2018, disponível em http://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/670/1/21232_1681-5653_181-199.pdf

Sennett, R. (2008). Carne e pedra. O corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro:Record.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol24.330

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo