Do ensino explícito de estratégias de compreensão leitora ao sucesso na aprendizagem da leitura: programa de intervenção no 3.º ano de escolaridade
From the explicit teaching of reading comprehension strategies to the success in reading learning
Resumo
A leitura é, nos dias de hoje, uma competência transversal e necessária ao sucesso escolar dos alunos. No entanto, o seu desenvolvimento requer uma aprendizagem formal e implica um ensino explícito de estratégias de compreensão leitora para que os alunos possam, autonomamente, mobilizar estas ferramentas nos diversos contextos do seu quotidiano.
Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação-ação, implementado numa turma de 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O programa de intervenção incidiu no ensino explícito de estratégias de compreensão leitora, em particular a compreensão inferencial, a compreensão crítica e a reorganização da informação. Após a intervenção, os três domínios de compreensão leitora apresentaram índices evolutivos de 8%, 25% e 50% respetivamente.
Os resultados do estudo demonstraram que o ensino explícito das estratégias de compreensão leitora contribuiu expressivamente para a melhoria do desempenho dos
From the explicit teaching of reading comprehension strategies to the success in reading learning: an intervention program in Grade 3 alunos
Reading is, today, a transversal and necessary competence for pupils' school success. However, it requires a formal learning and implies an explicit teaching of reading comprehension strategies so that pupils can autonomously mobilize these tools in the different contexts of their daily lives.
In this article, we present an action-research project implemented in a 3rd grade class of the 1st Cycle of Basic Education.
The intervention program focused on the explicit teaching of reading comprehension strategies, in particular inferential, critical and information reorganization. The domains of inferential comprehension, information reorganization and critical comprehension presented evolutionary indices of 8%, 25% and 50% respectively.
In this context, the results of the study demonstrated that the explicit teaching of reading comprehension strategies contributed expressively to the improvement of pupils' performance.
Keywords: reading comprehension strategies, explicit teaching, reading, assessment
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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol25.324
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