Ambientes Educativos Inovadores: a realidade de escolas portuguesas
Innovative Educational Environments: Portuguese schools' reality

Angélica Monteiro, Alcina Figueiroa, José Couto, Orquídea Campos

Resumo


Com a criação de Ambientes Educativos Inovadores (AEI) procura-se incentivar uma mudança no paradigma de ensinar e aprender, visando uma adequação ao perfil e às competências do estudante do século XXI. No sentido de promover uma aproximação aos AEI implementados em Portugal, em termos de caraterísticas, metodologias, competências desenvolvidas e efeitos observados, foi elaborado um estudo exploratório, de cariz descritivo e interpretativo junto de responsáveis por estes espaços. Os dados, obtidos através de um questionário com questões abertas e tratados através de análise estatística simples e análise de conteúdo, evidenciam que apesar da diversidade a nível das caraterísticas dos espaços e de metodologias, existe uma confluência para o perfil do aluno à saída da escolaridade obrigatória.

The development of Future Classroom Labs aims to encourage a change in the paradigm of teaching and learning to adapt to the 21st century student’s profile. In order to promote an approach to the AEIs implemented in Portugal, in terms of characteristics, methodologies, developed competencies and effects, a descriptive, interpretative and exploratory study was elaborated, with those responsible for these spaces. The data, obtained through a questionnaire with open questions and treated through simple statistical analysis and content analysis, show that despite the diversity in the characteristics of the spaces and methodologies, there is a confluence for the student's profile of after finishing compulsory education.

 

Keywords: ICT; Future Classroom Labs; XXI century competences; Teaching-learning; Digital Educational Resources

 

Data de receção: 28/06/2018

Decisão Final: 26/07/2018


Palavras-chave


TIC; Ambientes Educativos Inovadores; Competências do séc. XXI; Ensino-aprendizagem; Recursos educativos digitais

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol25.309

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