Mídia televisiva, desenvolvimento sócio-afetivo e estilo de vida de crianças do ensino fundamental
Television media, socio-affective development, and lifestyle in children at elementary school

Regiane da Silva Macuch, Janayna Cristina Rocha, Bruna Rafaele Milhorini Greinert, Leticia Fleig Dal Forno, Rute Grossi Milani

Resumo


Considerando que as novelas participam no espaço doméstico familiar quase como um membro da família e que ocupam o escasso tempo livre que poderia ser usado para promover o diálogo, o objetivo deste estudo foi descrever os hábitos da criança em relação à televisão e o que os pais consideram sobre isto. O intuito foi avaliar os possíveis impactos no estilo de vida e no desenvolvimento sócio afetivo de crianças que cursam o Ensino Fundamental. Pesquisa quantitativa e exploratória, da qual, participaram 52 crianças e seus respectivos pais, de escola particular e pública, cursando o 1º e 3º ano do ensino fundamental, com idade entre 6 e 10 anos. Os resultados obtidos com a pesquisa demonstram que a maior parte das crianças assistem novelas e reconhecem alguma influência da mesma em seu jeito de vestir e falar. Quanto aos pais, notou-se uma tendência dos discursos serem mais restritivos e de não aceitação do que era transmitido pelas novelas, embora reconhecessem que os filhos assistem tais programas. Constatou-se a necessidade em se promover uma “Educação para Mídia” nas escolas, aos pais, professores e crianças, a fim de que se possa desenvolver capacidades para avaliar criticamente os conteúdos veiculados por diferentes mídias.

Television media, socio-affective development, and lifestyle in children at elementary school

Soap operas are present at some homes almost as an extended family member, at times occupying space which otherwise would be dedicated to conversation and family interaction. In this study, we describe the habits of children in regard to their television exposure, as well as parents' perception of that same exposure. Our goal is to assess the possible impacts that TV exposure might have in the lifestyle and socio-affective development of elementary school-aged children. Our sample includes 52 children, aged between 6 and 10, attending both public and private schools, across all elementary school grades. Our results show that most children watch soap operas and acknowledge influence therefrom in their way of dressing and talking. As far as parents are concerned, their narratives are more restrictive and point to non-acceptance of the content transmitted by soap operas, although they also recognize that their children watch such television shows. We argue that it is necessary to “promote education for media” at school, among parents, teachers, and children alike, such that all these groups can acquire the skills to critically assess the content made available by different types of media.

KEYWORDS: Promote education for media; Violence; Parents and Childs.

 


Palavras-chave


Educação para a Mídia, Violência, Pais e Filhos

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol25.307

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