A utilização das TIC na educação: Estudo de caso
The use of TIC in education: Case Study
Resumo
A escola necessita estar atualizada em seus procedimentos e praticas didáticas metodológicas, tendo um currículo atualizado em consonância também com as tecnologias vigentes, considerando também qual o cidadão que queremos formar conforme a filosofia da instituição, de maneira que as novas praticas não agridam ou entrem em consonância com esta filosofia. Com o objetivo de Caracterizar a utilização das TIC nas escolas em estudo e analisar o respaldo desta utilização com a sua filosofia educacional.”. O estudo foi realizado junto de uma amostra de 4 escolas pertencentes a associação de escolas adventistas do Rio de Janeiro-Brasil, com a metodologia de estudo de caso, multicasos, abordagem qualitativa e quantitativa, inquérito por questionário e revisão bibliografica, e análise de dados por estatística e análise de conteúdo.
The use of TIC in education: Case Study
The school needs to be updated in its procedures and methodological didactic practices, having a curriculum updated in line with current technologies, also considering which citizen we want to conform to the philosophy of the institution, so that new practices do not attack or enter into with this philosophy. With the objective of characterizing the use of TIC in the schools under study and analyzing the support of this use with its educational philosophy. " The study was carried out with a sample of four schools belonging to the association of Adventist schools in Rio de Janeiro, Brazil, with the methodology of case study, multicasos, qualitative and quantitative approach, questionnaire survey and bibliographic review, and data analysis by statistics and content analysis.
KEY WORDS: Education; technology; information, communication; Internet.
Palavras-chave
Referências
Castells, M. (2002). A era da informação: economia, sociedade e cultura. A sociedade em rede (Vol. 1). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Castells, M. (2004). A Galáxia Internet. Reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Caluste Gulbenkian.
D’Eca, T. A. (1998).Net Aprendizagem. A internet na Educação. Portugal: Porto Editora.
Escola, J. (2003). Comunicação e Educação em Gabriel Marcel , Tese de Doutoramento
apresentada na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Escola, J.(2007). A fractura Digital em Portugal. In X.M. Fernandes & X. Rodriguez Rodriguez (Coord.), A fenda Dixital e sus implicaciones educativas (pp. 95-110). Nova Escola Galega.
Larroca. L. M. (2013). O que é educação 3.0? Acesso em 18/07/2013, disponível em http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/educacao-e-tecnologia/1074/o-que-e-educacao-30.html
LDB.http://bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/2762/ldb_5ed.pdf?sequence=1
Legel, J. (2013) Educação 3.0. Acesso em 19/07/2013, disponível em http://lengel.net/ed30/principles.html
Pedagogia Adventista. (2004). Tatuí:Casa Publicadora Brasileira.
Rodolphe, G. & Benjamin, M.(2001). O inquérito: Teoria e Pratica. (4 ed.). Oeiras: Celta editora.
Takahashi, T. (Org).(2009). Sociedade da informação no Brasil: Livro Verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia. Acesso em 24/09/09, disponível em http://www.inst-informatica.pt/servicos/informacao-e-documentacao/biblioteca-digital/gestao-e-organizacao/BRASIL_livroverdeSI.pdf
White, E. G. (1994). Conselhos sobre educação. Tatuí, SP:CPB
White, E. G. (1996). Educação. Tatuí, SP:CPB
White, E. G. (2000). Conselhos a pais professores e estudantes. Tatuí, SP:CPB
Yin, R. K. (1988). Case Study Research. Design and Methods. Newbury Park: Sage.
DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol25.301
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0| MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSM| Index Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEI| Open Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals Directory| SUDOC (França)| OAIster |RCAAP | OpenAire| Mir@bel| Sherpa Romeo