Os jogos de (e com) palavras como resposta educativa a crianças com dislexia: algumas propostas
Word games (and games with words) as an educational response to children with dyslexia: some proposals

Catarina Mangas

Resumo


A dislexia é uma Perturbação de Aprendizagem Específica que afeta um número significativo de crianças, sendo possível a sua identificação nos primeiros anos de escolaridade. Essa identificação deve induzir a uma intervenção precoce e especializada que seja direcionada para as dificuldades das crianças e que, por outro lado, as motivem para a aprendizagem, através de metodologias diferenciadas.

As atividades lúdicas, nomeadamente os jogos de palavras, colocam as crianças com dislexia num papel ativo, ao refletirem sobre o léxico e as suas componentes, reforçando, através de estratégias metacognitivas, as conexões entre os padrões ortográficos e fonológicos das palavras.

O artigo pretende apresentar uma reflexão sobre as potencialidades destes jogos enquanto resposta educativa a crianças com dislexia, incluindo algumas propostas práticas que são facilmente aplicáveis no âmbito preventivo e/ou reeducativo.

 

Word games (and games with words) as an educational response to children with dyslexia: some proposals

Abstract

Dyslexia is a Specific Learning Disorder which affects a significant number of children and that can be identified in the early years of schooling. This identification should lead to early and specialized intervention that is focused on the children’s difficulties and, on the other hand, motivates them to learn, through differentiated methodologies.

Play activities, such as word games, place children with dyslexia in an active role, by reflecting on the lexicon and its components, reinforcing, through metacognitive strategies, the connections between the spelling and phonological patterns of words.

The article intends to present a reflection on the potential of these games as an educational response to children with dyslexia, including some practical proposals that are easily applicable in the preventive and/or re-educational scope.

 

Keywords: dyslexia; intervention; ludic; word games

 


Palavras-chave


dislexia; intervenção; lúdico; jogos de palavras

Texto Completo:

PDF

Referências


Almeida, E. & Duarte, P. (2012). Consciência fonológica: atividades práticas. Rio de Janeiro: Revinter.

Antunes, C. (2007). Jogos para Estimulação das Múltiplas Inteligências. Rio de Janeiro: Vozes.

Barbeiro, L. (1998). O Jogo no Ensino-Aprendizagem da Língua. Leiria: Legenda.

Blachowicz, C.L.Z., & Fisher, P. (2004). Keep the “fun” in fundamental: Encouraging word awareness and incidental word learning in the classroom through word play. In J.F. Baumann & E.J. Kame’enui (Eds.), Vocabulary instruction: Research to practice (pp. 218–237). New York: Guilford.

Birsh, J. (2011). Multisensory Teaching of Basic Language Skills. Baltimore, MD: Brookes Publishing Co.

Dyslexia International (2014). Dyslexia International: Better training, Better teaching. Brussels: Dyslexia International.

Haystead, M. W., & Marzano, R. J. (2009). Meta-Analytic Synthesis of Studies Conducted at Marzano Research Laboratory on Instructional Strategies. Englewood, CO: Marzano Research Laboratory

Lara, I. (2004). Jogando com a matemática de 5ª a 8ª série. São Paulo: Editora Rêspel.

Macedo, L; Petty, A. & Norimar, C. (2000). Aprender com jogos e situações problema. Porto Alegre. Artmed

MacKenty, B. (2006). All Play and No Work. School Library Journal, 52, 46-48

Malekian, F. & Askari, B. (2013). Investigating the Effect of Multi-Sensory Games on Decrease of male students' dyslexia (based on Goodman Theory) Specified for Elementary School Second Grade in Aligudarz City. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 82, 796 – 802

Marzano, R. (2010). Using games to enhance student achievement. Educational leadership, 67, 71-72.

Mather,N. & Wendling, B. (2012) Essentials of Dyslexia Assessment and Intervention. Hoboken, NJ: John Wiley & Sons, Inc.

McLester, S. (2005). Game Plan. Technology and Learning, 26(3), 18-26.

Moats, Louisa C. & Dakin, Karen. (2008). Basic facts about Dyslexia and other Reading Problems. Baltimore, MD: International Dyslexia Association.

Ohene-Djan, J. & Begum, R. (2008). Multisensory Games for Dyslexic Children. In J. Ohene-Djan & M. Hersh, ICALT 2008: The 8th IEEE International Conference on Advanced Learning Technologies: Learning technologies in the Information society. Santander, Cantabria, Spain (51-60). Disponível em: http://ceur-ws.org/Vol-345/WALTD2008.pdf

Padak, N. & Rasinski, T. (2008). The Games Children Play. The Reading Teacher, 62(4), pp.363–365

Pannese, L. & Carlesi, M. (2007). Games and learning come together to maximize effectiveness: The challenge of bridging the gap. British Journal of Educational Technology, 38(3), 438-454.

Pereira, R. (2009). Dislexia e Disortografia – Programa de Intervenção e Reeducação. Montijo: You!Books.

Piaget, J. (1978). A formação do Símbolo na Criança: Imitação, Jogo e Sonho imagem representação. Rio de Janeiro: Zahar.

Gross, J.; Hudson, C. & Price, D. (2009). The long term costs of literacy difficulties. London: Every Child a Chance Trust; KPMG

Kishimoto, T. (2003). Jogo, Brinquedo, Brincadeira e a Educação. São Paulo: Editora Cortez.

Rizzo, G. (2001). Jogos inteligentes: a construção do raciocínio na escola. Rio de Janeiro: Bertrand

Vygotsky, L. S. (1989). A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.

Teixeira, S. & Martins, S. (2014). Dislexia na educação infantil: intervenção com jogos, brinquedos e brincadeiras. Rio de Janeiro: Wak.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol23.297

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo