Atitudes dos pais em relação à inclusão: Contributos de um estudo quantitativo
Parental attitudes toward inclusion: Contributions of a quantitative study

Paulo C. Dias, Ana Rita Leal, Pedro Flores, Julian Diáz

Resumo


Data de submissão: 15/10/2017 Data de aceitação: 12/12/2017

Especialmente desde a segunda metade do século XX os pais assumiram uma posição determinante em movimentos cívicos e políticos em defesa da inclusão, nem sempre acompanhados da suficiente investigação O presente estudo visa compreender as atitudes de 177 pais, de crianças com e sem Necessidades Educativas Especiais. De acordo com os dados percebemos maioritariamente atitudes favoráveis em relação à inclusão das crianças com NEE, embora muitos indivíduos se mostrem indecisos. Encontramos diferenças entre os pais com e sem filhos com NEE, especialmente entre as mães, e atitude menos favorável entre pais sem filhos com NEE e com menos filhos. Os dados apresentam-nos pistas sobre o estado actual e oferecem-nos implicações para uma verdadeira mudança ao nível da escola.

Parental attitudes toward inclusion: Contributions of a quantitative study

 

Abstract: Especially since the second half of the twentieth century, parents assumed a decisive position in civic and political movements in defense of inclusion, not always accompanied by sufficient research. The present study aims to understand the attitudes of 177 parents of children with and without Special Educational Needs (SEN), using the General Inventory of Attitudes toward Inclusive Education (Barbosa, 2005) and a sociodemographic questionnaire. According to the data, we mostly perceive favorable attitudes regarding the inclusion of children with SEN, although many individuals are undecided. We found differences between parents with and without children with SEN, especially among mothers, and a less favorable attitude among parents without children with SEN and with fewer children. The data present us clues about the current state and give us implications for real change at the school level.

Keywords: Attitudes; parents; inclusion; school; survey.


Palavras-chave


Atitudes; pais; inclusão; escola; questionário

Texto Completo:

PDF

Referências


Ajzen, I. & Cote, G. (2008). Attitudes and the prediction of behavior. In: Crano, W. & Prislin, R. (Eds.), Attitudes and attitude change (pp. 289-311). New York: Psychology Press

Barbosa, A., Rosini, D.C. & Pereira. A. A. (2007). Atitudes parentais em relação à educação inclusiva. Revista Brasileira de Educação Especial, 13 (3), 447-458

Batista, M. W. & Enumo, S. R. (2004). Inclusão escolar e deficiência mental: análise da interacção social entre companheiros. Estudos de Psicologia, 9 (1), 101-111.

Bertelli, M., Bianco, A., Rossi, M., Scuticchio, D. & Brown, I. (2011), M. et al. Relationship between individual quality of life and family quality of life for people with intellectual disability living in Italy. Journal of Intellectual Disability Research, 55 (12), 1136-1150.

de Boer, A. A. & Munde, V.S. (2014). Parental attitudes toward the inclusion of children with profound intellectual and multiple disabilities in General Primary Education in the Netherlands. The Journal of Special Education [Advance online publication].

De Boer, A. A., Pijl, S. J. & Minnaert, A. E. (2010). Attitudes of parents towards inclusive education: A review of the literature. European Journal of Special Needs Education, 25, 165–181.

Elkins, J., Van Kraayenoord, C.E. & Jobling, A. (2003). Parents’ attitudes to inclusion of their children with special needs. Journal of Research in Special Educational Needs, 3 (2), 122-129.

Ferroni, G.M. & Cia, F. (2014). Estado da arte em revistas educacionais sobre estudos feitos com famílias de crianças com necessidades educacionais especiais no período de 2002 a 2011. Revista Educação Especial, 27 (48), 201-218

Freitas, E., Ribeiro, P., Arroja, L. & Dias, P.C. (2015). Percepção dos pais em relação à inclusão de crianças com Necessidades Educativas Especiais no ensino regular. Revista Educação Especial, 28 (52), 443 - 457.

Krauss, S. J. (1995). Attitudes and the Prediction of Behavior: A Meta-Analysis of the Empirical Literature. Personality and Social Psychology Bulletin, 21(1), 58-75.

Kuester, V. M. (2002). 10 years on: have teacher attitudes toward the inclusion if students with disabilities changed. International Special Education Congress, Manchester, Inglaterra. Disponível online em: www.isec2000.org.uk.

Leal, A.R., Dias, P.C. & Diáz, J. (2012). Percepção dos pais em relação à inclusão. L.S. Almeida, B.D. Silva & A. Franco (Orgs.), II Seminário Internacional “Contributos da Psicologia em Contextos Educativos” (pp. 849-856). Braga: Centro de Investigação em Educação, Universidade do Minho.

Palmer, D. S., Borthwick-Duffy, S. A. & Widaman, K. (1998). Parent perceptions of inclusive practices for their children with significant cognitive disabilities. Exceptional Children, 64, 271-282.

Pickar, D.B. & Kaufman, R.L. (2015). Parenting Plans for Special Needs Children: Applying a Risk-Assessment Model. Family Court Review, 53 (1), 113-133

Pinto, I.M., Macedo, C. & Dias, P.C. (2013). Qualidade de Vida de Famílias com Necessidades Especiais. Revista Ibero-Americana de Educação, 63(3), 181-198.

Smeha, L. N. & Oliveira, V.L. (2014). Inclusão escolar: a perspectiva das mães de alunos com Síndrome de Down. Revista Educação Especial, 27 (49), 403-416.

Stoiber, K., Gettinger, M. & Goetz, D. (1998). Exploring factors influencing parents’ and early childhood practitioners’ beliefs about inclusion. Early Childhood Research Quarterly, 13 (1), 107-124.

Tafa, E. & Manolitsis, G. (2003). Attitudes of Greek parents of typically developing kindergarten children towards inclusive education. European Journal of Special Needs Education, 18 (2), 155-171.

UNESCO (1994) Declaração de Salamanca e Enquadramento da Acção na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial sobre necessidades educativas especiais: acesso e qualidade. Paris: UNESCO.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol23.284

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo