Sobre ombros de gigantes: uma visão contextualizada da ciência pelos alunos do Ensino Fundamental II
On shoulders of giants: a contextualized view of science by elementary school students

Bertholdo Mauricio Costa, Barbara Celestino Schwartz, Marcelo Dumont

Resumo


Data de submissão: 15/10/2017 Data de aceitação: 12/12/2017

Esse texto pretende descrever o processo que envolveu a pesquisa, as aulas de laboratório e a montagem de uma feira de ciências com alunos do Ensino Fundamental II em uma escola particular na região central da cidade de São Paulo-SP durante o ano de 2017. Além de oficinas teatrais para que os alunos pudessem contextualizar os assuntos tratados, os professores utilizaram a metodologia de Resolução de problemas.

On shoulders of giants: a contextualized view of science by elementary school students

This text intends to describe the process that involved the research, the laboratory classes and the assembly of a science fair with Elementary School students in a private school in the central region of the city of São Paulo during the year 2017. Students identified by specialists with disorders such as hyperactivity and attention deficit were successful in practical activities, as well as improvement in the learning of students with reading difficulties. Theatrical workshops were held so that the students could contextualize the subjects dealt with, the teachers used the methodology of Problem Solving.

keywords: Education, Science Teaching, Problem Solving, School Laboratory, Pedagogy.



Palavras-chave


Ensino de Ciências; Resolução de problemas; Laboratório escolar; Pedagogia

Texto Completo:

PDF

Referências


Allevato, N. S.G. & Onuchic, L. R. (2009). Ensinando matemática na sala de aula através da resolução de problemas. Rio Claro/SP: UNESP.

Alves, R. (2011). Ao professor, com meu carinho. Campinas, SP: Verus.

Bauman, Z.(2010). Legisladores e intérpretes: sobre a modernidade, pós-modernidade e intelectuais. Rio de Janeiro: Zahar.

Borges, A.T. (2002). Novos Rumos Para o Laboratório Escolar de Ciências. Cad. Brás. Ens. Fís., 19 (3), 291-313.

Costa e Silva, A.L.V. (2015). Sobre Ombros De Gigantes. Tecnol. Metal. Mater. Miner, 12(2) 95.

Deslandes, S. F. , Neto, O. C., Gomes, R. & Minayo, M. (Org.).(2015). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.

Forato, T.C.N. (2009). A Natureza da Ciência como Saber Escolar: um estudo de caso a partir da história da luz. São Paulo.

Kuhn, T.(1998). A estrutura das revoluções científicas. São Paulo : Perspectiva.

Meloni, R.A., Granato, M. (2014). Objetos de Educação em Ciências: Um Patrimônio a ser Preservado. Revista Pedagogia em Foco, 9(2).

Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. (1998). Brasília : MEC / SEF, 1998. Acesso em 06/10/2017.Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/ciencias.pdf




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol23.283

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo