Envolvimento participativo de famílias no processo de apoio em Intervenção Precoce na Infância
Participatory involvement in Early Childhood Intervention

Marisa Alexandra Maia Machado, Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos, Marilyn Espe-Sherwindt

Resumo


Data de Submissão: 12-10-2017 Data de Aceitação: 22-12-2017

A influência que a família exerce sobre o desenvolvimento da criança conduz à importância da adoção de práticas que promovam o envolvimento participativo da família. Daí a dimensão participativa, caracterizadora de inclusão, se relevar como componente diferenciadora no processo de apoio em Intervenção Precoce na Infância.

Assim, este estudo exploratório utilizou o triângulo das práticas de ajuda eficaz, com enfoque no vetor envolvimento participativo, como quadro teórico, para obter uma melhor compreensão acerca as oportunidades proporcionadas à participação das famílias apoiadas; e as suas expectativas quanto às práticas participativas.

Encontrámos evidências congruentes com os princípios da abordagem centrada na família, emergindo passíveis implicações, essencialmente, sobre redes de suporte.

The child’s development process occurs in the context of her/his involvement in meaningful relationships with "reference persons" - those who, by responding in a contingent, regular and consistent manner to the child's basic needs, become "special", unique to her/him; in most cases, they’re the child's family, and their involvement and participation in the Early Childhood Intervention (ECI) process is an essential component for its success, and a key in the path towards the child’s educational and social inclusion.

This exploratory study, based on the framework of the “ECI effective help-giving practices” advocated in the literature, aims to obtain a better understanding of (i) families’ perception about the opportunities they are offered to participate in the process of supporting their children, and (ii) about their expectations regarding the professional practices providing this participation.

The generated data indicate that the inquired families (represented by three mothers) experience a family centred approach that they recognize as a way for the social and educational inclusion of their children, and stress the importance of identifying support networks - formal and informal - in their lives and their children’s.

Keywords: Early Childhood Intervention; Help-giving practices; Family centred practices; Participatory involvement; Social and Educational Inclusion


Palavras-chave


Intervenção Precoce na Infância; Práticas de ajuda eficaz; Abordagem centrada na família; Envolvimento participativo; Inclusão

Texto Completo:

PDF

Referências


Amado, J. (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Bardin, L. (2013). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Carvalho, L., Almeida, I., Felgueiras, I., Leitão, S., Boavida, J., Santos, P., …, Franco, V. (2016). Práticas recomendadas em Intervenção Precoce na infância. Um guia para profissionais (1ª ed.). Coimbra: ANIP.

Cohen, L., Manion, L., & Morrison, K. (2005). Research methods in education (5th ed). UK: Taylor & Francis e-Library.

Coogle, C. G., Guerette, A. R., & Hanline, M. F. (2013). Early Intervention Experiences of Families of Children with an Autism Spectrum Disorder: A Qualitative Pilot Study. Early Childhood Research & Practice, 15(1).

Coutinho, C. P. (2015). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: Teoria e Prática (2ª edição). Coimbra: Edições Almedina.

Dunst, C. J. (2000). Corresponsabilização e práticas de ajuda que se revelam eficazes no trabalho com as famílias. In Correia, L. M., & Serrano, A. M., Envolvimento Parental em Intervenção Precoce. Das Práticas Centradas na Criança às Práticas Centradas na Família (pp.123-141). Porto: Porto Editora.

Dunst, C. J. (2002). Family-Centered Practices: Birth Through High School. The Journal of Special Education, 36(3), 139-147.

Dunst, C. J., Trivette, C. M., & Hamby, D. W. (2007). Meta-Analysis of Family-Centered Helpgiving Practices Research. Mental Retardation and Developmental Disabilities Research Reviews, 13, 370-378.

Dunst, C. J., Rabb, M., Trivette, C. M., & Swanson, J. (2012). Oportunidades de aprendizagem para a criança no quotidiano da comunidade. In McWilliam, R. A., Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais (pp.73-106). Porto: Porto Editora.

Espe-Sherwindt, M. (2008). Family-centred practice: collaboration, competency and evidence. Journal compilation. UK: Blackwell Publishing.

Fordham, L, Gibson, F., & Bowes, J. (2011). Information and professional support: key factors in the provision of family-centred early childhood intervention services. Child: care, health and development, 38 (5), 647–653. doi:10.1111/j.1365-2214.2011.01324.x

Gavidia-Payne, S., Meddis, K., & Mahar, N. (2015). Correlates of child and family outcomes in an Australian community based early childhood intervention program. Journal of Intellectual & Developmental Disability, 40(1), 57–67. doi.org/10.3109/13668250.2014.983056

Gronita, J. (2012). A intervenção precoce na infância enquanto processo de inclusão e de desenvolvimento social In Ramos, N., Mendes, E., Silva, A. I., Porfírio, J. (Orgs.). Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares (pp.83-89). Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre - Escola Superior de Educação.

Hodgetts, S., Zwaigenbaum, L., & Nicholas, D. (2015). Profile and predictors of service needs for families of children with autism spectrum disorders. SAGE, 19(6), 673-683. doi: 10.1177/1362361314543531

Jung, L. A. (2012). Identificar os apoios às famílias e outros recursos. In McWilliam, R. A., Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais (pp. 20-37). Porto: Porto Editora.

McWilliam, R. (2010). Early Intervention in Natural Environments: A Five-Component Model. Early Steps, 1-16.

McWilliam, R. A. (2012). Visitas domiciliárias de apoio. In McWilliam, R. A., Trabalhar com as Famílias de Crianças com Necessidades Especiais (pp. 227-262). Porto: Porto Editora.

Moore, T. G. (2012). Rethinking early childhood intervention services: Implications for policy and practice. Paper presented at the 10th Biennial National Conference of Early Childhood Intervention, Australia, and the 1st Asia-Pacific Early Childhood Intervention Conference, Perth, Western Australia.

Pighini, M. J., Goelman, H., Buchanan, M., Schonert-Reichl, K., & Brynelsen, D. (2014). Learning from parents’ stories about what works in early intervention. International Journal of Psychology, 49(4), 263–270. doi: 10.1002/ijop.12024

Pimentel, J. S., Beltrão, L., Santos, M. J. (2012). Capacitação das famílias no processo de inclusão. In Ramos, N., Mendes, E., Silva, A. I., Porfírio, J. (Orgs.). Família, Educação e Desenvolvimento no séc. XXI: Olhares Interdisciplinares (pp.73-81). Portalegre: Instituto Politécnico de Portalegre.

Shonkoff, J. P. (2010). Building a New Biodevelopmental Framework to Guide the Future of Early Childhood Policy. Child Development, 1(1), 357–367.

Wettlaufer, H., Herb, K., Zeiders, S., Morris, A. (2013). Supporting Participation Inclusive Practices in Early Intervention for Young Children with ASD. Paper presented at the National Autism Conference, Pennsylvania.

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos (5ª ed.). Porto Alegre: Bookman.




DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol23.280

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo