A profissão docente presa na armadilha da crise: a avaliação dos professores contemporizada no jugo da crise ou uma alternativa para a sua mitigação
Resumo
Num tempo em que se olha para a avaliação de um modo sacralizado, damos uma atenção mais incisiva sobre a avaliação do desempenho docente, enquanto fator de consolidação de importantes mudanças educativas em prol da resolução da crise que vivemos. Com este artigo, procedemos a um exercício de reinterrogação da avaliação dos docentes, arrolando-a num contexto de crise e induzindo-a como política educacional singular, ora inscrita numa perspetiva contemporizadora da crise, ora numa perspetiva de mitigação do atual estado de perturbação social e económica. Para isso, procedemos a um breve exercício de análise das variações paradigmáticas susceptíveis de influenciar a compreensão e o contributo da avaliação do desempenho docente no escopo para a saída da crise social. Sintetizamos a nossa abordagem em torno do efeito contemporizador das narrativas instituídas da avaliação do desempenho docente e, alternativamente, do dissentimento das perspetivas instituintes com efeito mitigador da crise.
Palavras-chave
Profissão docente; Avaliação de desempenho; Política educativa
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol17.14
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