A acessibilidade como a palavra-chave para o acesso à educação: um projeto de formação contínua de professores

Ariana Cosme, Raquel Rodrigues Monteiro, Vânia Cosme

Resumo


Ao assumir a importância do sentido da democracia, da partilha de direitos e deveres, bem como, a centralidade do papel da Escola e da Educação, a equipa deste projeto de formação contínua de professores, centrou-se na elaboração de um programa de formação capaz de renovar as lentes de interpretação face ao conceito de Acessibilidade por com relação tanto à Cidadania, como à Educação. Ao ter trabalhado com 16 municípios portugueses e agrupamentos correspondentes, o projeto “A Cidadania Universal: As Acessibilidades”, promoveu, um novo sentido de inclusão, de bem-estar e de acesso à qualidade de vida por parte de toda a comunidade educativa, promovendo igualmente a importância central da formação de professores numa conjuntura que tarda em praticar a esperança do “aprender a ser”.

Palavras-chave


Cidadania; Papel da Escola; Formação contínua

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol17.13

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