O perfil do professor no contexto de crise económica e no quadro da sociedade da informação e comunicação

Fernando Carrapiço, Francisco P. Rodríguez Miranda

Resumo


A crise económica chegou a Portugal e está a afetar a fomação de professores e as formas de trabalhar. Nunca os alunos passaram tanto tempo na escola e mesmo com tão elevada escolaridade, certificada, as suas hipóteses de conseguir um trabalho na área que escolheram são cada vez mais remotas. Que escola devemos ter e que professores precisam de sair das instituições formadoras de professores? De que forma a sociedade da informação e do conhecimento interagem neste momento de crise, escolar e económica? Este artigo aborda a relação da escola com a sociedade num contexto de crise. Envolve os atores educativos e discute o papel do professor face aos desafios atuais. Define o perfil do professor para os tempos atuais e futuros. Termina com considerandos sobre a natureza dos processos a ter em conta para a formação dos professores.


Palavras-chave


Educação; Sociedade de Informação; TIC; Currículo

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol17.12

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo