Tecnologias para a Educação: A mesa educacional E-Blocks no processo de ensino e aprendizagem de uma criança com Trissomia 21
Resumo
O estudo empírico realizado propôs-se analisar e reflectir acerca da influência da utilização das Tecnologias de
Informação e Comunicação (TIC), em particular da mesa educacional E-Blocks e do software de Matemática e
Alfabeto, no processo de ensino e aprendizagem de uma aluna portadora de Trissomia 21 matriculada no 1.º ano
de escolaridade do 1.º ciclo do ensino básico. Pretendeu-se observar de que forma este recurso tecnológico
promovia a aprendizagem, a motivação e a concentração da aluna, desenvolvendo, para este efeito, um estudo de
caso, em que se recorreu à observação participante, ao inquérito e a duas entrevistas semi-estruturadas como
instrumentos de recolha de dados.
Palavras-chave
Texto Completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol15.112
Article Metrics
Metrics powered by PLOS ALM
Apontamentos
- Não há apontamentos.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.
e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0| MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSM| Index Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEI| Open Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals Directory| SUDOC (França)| OAIster |RCAAP | OpenAire| Mir@bel| Sherpa Romeo