Perspectivas actuais da Educação Intercultural na promoção de uma escola Inclusiva
Resumo
O seguinte artigo surgiu como resultado de uma investigação, a qual se baseia num estudo de caso, realizada
acerca das perspectivas da Educação Intercultural como promotora de práticas inclusivas.
A Educação, na sociedade contemporânea, tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numa
constante dicotomia à qual os especialistas chamam de “daltonismo cultural” contrapondo ao “apelo” (in)
consciente dos alunos que reflectem o “arco-íris” da diversidade na nossa heterogénea sociedade.
Reconhecemos que a sociedade delega na escola o papel primordial da educação e que esta reflecte o
desenvolvimento da sociedade que apela a uma Educação Intercultural e inclusiva, para que todos os alunos,
independentemente das suas necessidades e especificidades, tenham direito a uma educação efectiva e valorativa.
Assim sendo, este artigo irá procurar compreender os caminhos do “Movimento Escola Inclusiva” e da
interculturalidade, passando pela compreensão destes fenómenos que se inter-relacionam e complementam. Para
além de uma visão global desta temática, nesta iremos reflectir a nossa atenção no âmbito da Educação Préescolar.
A incidência neste nível educativo teve em consideração a realização de um estudo de caso acerca do trabalho
transdisciplinar entre docente (educador de infância) e terapeutas (ocupacional e da fala) para a inclusão de uma
criança, de cinco anos de idade, com características do espectro do autismo numa sala do Pré-escolar no Grande
Porto, Portugal.
Palavras-chave
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PDFDOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol15.105
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e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio
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