Dinâmicas de Reconhecimento da Criança, sujeito de direitos

José Luís Gonçalves

Resumo


Os Direitos Humanos estabilizaram, ao longo de décadas, um património conceptual que necessita de ser
permanentemente actualizado em sede educativa para ser eficaz na promoção da dignidade humana.
Diante da emergência de uma quarta geração de direitos baseada no paradigma da diversidade, o desafio
educativo actual consiste em tornar visível o outro diverso para que possa usufruir das prerrogativas da
contemporaneidade. As dinâmicas de reconhecimento da singularidade do ser humano em todas as suas
fases e contextos de vida – como é a criança na sua infância – pressupõem a construção da identidade(s)
a partir de um humanismo relacional que se exprime numa educação aberta à alteridade.


Palavras-chave


Direitos Humanos

Texto Completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol15.102

Article Metrics

Metrics Loading ...

Metrics powered by PLOS ALM

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 License.

e-ISSN 1647-2144 | Publicação contínua semestral |Creative Commons Attribution (BY-NC-SA 4.0) | ESE de Paula Frassinetti | Apoio 

Indexação: DOAJ | ERIHPLUS | Latindex catálogo 2.0MIAR |QOAM |QualisCapes | Genamics JournalSeek |InfoBase Index | REDIB | Google Scholar Metrics (GSMIndex Copernicus International|SJIF Journal Rank|OpenAire | OEIOpen Science Directory | ROAD | Crossref |Copac (Reino Unido)|Ulrich's Periodicals DirectorySUDOC (França)OAIster |RCAAP | OpenAireMir@belSherpa Romeo