Dialogicidade da Educação: Possibilidade de Intervenção Consciente da Realidade

Shalimar Michele Silva

Resumo


A educação visando compreender o sentido global da existência humana e, diante da existencialidade do
mesmo, deve permitir ao ser humano projetar-se e realizar-se na busca do ser-possível. Não há educação se
os seres humanos não percebem o significado compreensivo que possuem com a relação inesgotável com o
mundo. Entretanto, torna-se necessário compreender que, nesse processo da (re)construção homem/
mundo, a linguagem ocupa um lugar central, por sua capacidade dialógica. Objetiva-se nesse artigo
abordar as reais contribuições da dialogicidade da educação no que diz respeito a um intervenção
consciente do individuo à realidade. Para tanto, o aporte teórico desse estudo trará contribuições de Freire
(2006a, 2006b, 1977, 2005) e Bakthin (1988), Correia (1998), Matos (2005), Souza (2007), Gadotti
(2005).


Palavras-chave


Educação;Intervenção

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol15.100

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