As crises da educação e formação de adultos em Portugal

Antónia Távora, Henrique Vaz, Joaquim Coimbra

Resumo


Este artigo tem por base os pressupostos de uma conceção de Aprendizagem ao Longo da Vida (ALV) e de Educação e Formação de Adultos (EFA), sob uma visão política, desenvolvendo uma análise contextualizada das suas assunções e objetivos com que surgem, de modo a perceber e identificar as suas formas de concretização em Portugal e as diferentes prioridades governamentais por detrás das formulações iniciais de tais políticas educativas. No contexto atual de crise, em que o instável crescimento económico contribuiu de forma decisiva para a elevação do desemprego e do trabalho precário, a EFA tem-se afastado da sua raiz humanista passando a ser encarada, na centro da discussão política, como medida compensatória, resumida a programas de qualificação escolar e/ou profissional.


Palavras-chave


Políticas Educativas; Aprendizagem ao longo da vida; Adultos; Formação; Qualificação escolar e Profissional

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DOI: http://dx.doi.org/10.17346/se.vol17.10

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